Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Dhi Ribeiro comemora 30 anos de carreira lançando DVD

Cantora completa três décadas de trajetória profissional com apresentação do primeiro DVD no Clube do Choro

[FOTO1]
Em março próximo, Dhi Ribeiro lança Leme da libertação, o primeiro DVD, gravado em junho de 2017, no qual coloca em destaque a questão da consciência negra. Esse tema que tem norteado a carreira da cantora nascida em Nilópolis, Rio de Janeiro, criada em Salvador e radicada em Brasília ; há quase 20 anos ; onde tem forte presença na cena musical.

Nesta terça-feira (15/1), às 21h, no mesmo local onde fez o registro do Leme da libertação ; comemorativo das três décadas de carreira ;, a cantora se apresenta acompanhada por banda de oito músicos, sob a liderança do cavaquinista e percussionista Valerinho Xavier. No show, várias músicas desse novo trabalho estão no repertório, inclusive as que a levam a homenagear a eterna sambista Clementina de Jesus.

;Depois do Manual da mulher, o CD que lancei em 2009, pela Universal Music, o DVD é mais um marco importante em minha trajetória. Nele, gravei sambas de alguns mestres e criações de compositores brasilienses, que sempre busco prestigiar;, ressalta. ;No show, cantarei músicas desses dois trabalhos, além de outras que tenho cantado ao longo da carreira;, anuncia.

Negra ouro (Fabinho Samba e Dudu Hermógenes), Saudação aos tambores (André da Mata e Mingo Silva), Lembre (Bebeto Siqueira), Aqui pra ele e Tá pensando o que? (Júnior Peralta) são os sambas inéditos do Leme da libertação, às quais se juntam Ilu Ayê (Norival Reis e Cabana), samba-enredo da Portela, de 1972; e Quizomba (Luis Carlos da Vila), samba-enredo da Vila Isabel, de 1988.

Clementina

Com Ensaboa e Não vadeia Clementina, os sambas do estilo partido-alto (que não estão no DVD), Dhi homenageia Clementina de Jesus. ;Mãe Quelé é uma das maiores referências para nós que tomamos o samba como ofício, como profissão. Ela nos inspira a levar adiante a missão de preservar e perpetuar e difundir a mais brasileira das manifestações artísticas;, exalta.

Boa parte dos 30 anos em que a artista fluminense tem se dedicado à música, ele vivenciou na capital. ;Não nasci em Brasília, mas aqui é como se fosse a minha origem. É onde tenho recebido o respeito e o carinho do público, nas incontáveis apresentações que tenho feito, em locais como Aruc, Feitiço Mineiro, Outro Calaf, Bar Brahma e claro, no Clube do Choro, esse importantíssimo ícone da cultura da cidade.;

Dhi já dividiu o palco com sambistas renomados, entre eles, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Noca da Poetela, Luis Carlos da Vila, Toninho Gerais, Lecy Brandão; e a também com Daniela Mercury, a rainha da axé music. ;Fora da capital, já cantei no Rio Scenarium. Barril 800 e Toca do Gambá, no Rio de Janeiro; Sec Pompéia e Bar Brahma, em São Paulo; e no Festival de Verão de Salvador;, lembra.

Recentemente, a cantora participou com destaque do programa The voice Brasil, no qual foi elogiada por Ivete Sangalo. Para Dhi, a volta à grande mídia ; ela já havia tomando parte no Programa do Jô e do Domingão do Faustão ; lhe deu maior visibilidade. ;Desde então, tenho recebido convites para apresentações vindos de várias partes do país e até do exterior. Enquanto aqui na cidade passei a fazer show em lugares onde nunca tinha cantado;, ressalta.

[SAIBAMAIS];Como já havia assumido outros compromissos, não pude atender outras solicitações.; Um desses compromissos é o circuito que vai cumprir com o bloco Popoca Azul, durante o carnaval, por cidades do Distrito Federal. Já estão definidas a ida do bloco ao Guará em 10 e 11 de fevereiro; e ao Varjão, nos dias 12 e 13. ;Este é o segundo ano do circuito. O lançamento desta edição será em 3 de fevereiro, no Baile Azul e Branco, na Aruc, no Cruzeiro Velho;, adianta.

Dhi Ribeiro
Show da cantora e banda hoje, às 21h, pelo projeto Clube do Choro Convida, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulyses Guimarães. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada para estudantes). Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: 3224-0599.