Publicidade

Correio Braziliense

Morre o escritor britânico Peter Mayle aos 78 anos

O escritor morreu em um hospital próximo de sua casa no sul da França


postado em 19/01/2018 18:00 / atualizado em 19/01/2018 18:06

O britânico escreveu o best-seller 'Um ano na Provence'(foto: Reprodução/Internet)
O britânico escreveu o best-seller 'Um ano na Provence' (foto: Reprodução/Internet)

 

O escritor britânico Peter Mayle morreu na última quinta-feira (18/1). Aos 78 anos, Mayle estava internado em um hospital no sul da França após ser afetado por uma doença, como anunciou a editora Alfred A. Knopf. A editora e amiga do escritor não deu mais detalhes sobre a causa da morte.

 

Peter Mayle escreveu um livro de memórias sobre o primeiro ano vivendo na cidade de Provence-Alpes-Cote D'Azur, no sul da França, entitulado Um ano na Provence. A obra foi lançada em 1989 e retratava as mudanças de hábito e choques de cultura de um homem que deixa a cidade grande para viver em um pequena município. O livro vendeu mais de 6 milhões de cópias e foi traduzido para 40 idiomas, além de incentivar muitos leitores a fazerem o mesmo e saírem da cidade grande acelerada.

 

Outras grandes publicações de Peter Mayle são Em busca de Cézanne, Lições de francês e Um bom ano. Este último ganhou adaptação para o cinema, em 2006, pelo diretor Ridley Scott e o elenco é composto por Russel Crowe e Marion Cotillard.

 

Além de escritor, Peter Mayle também era publicitário, mas pouco se dedicou à carreira. Assim que descobriu a aptidão pela literatura, abandonou a publicidade e se mudou para a província francesa. As obras escritas no interior renderam grandes prêmios literários como o British Book Awards por Um ano na Provence como o melhor livro de viagem.  

 

Recentemente, o escritor completou uma saga de quatro livros, não traduzidos para o português: The vintage caper, The corsican caper, The Marseille caper e The diamond caper.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade