O escritor britânico Peter Mayle morreu na última quinta-feira (18/1). Aos 78 anos, Mayle estava internado em um hospital no sul da França após ser afetado por uma doença, como anunciou a editora Alfred A. Knopf. A editora e amiga do escritor não deu mais detalhes sobre a causa da morte.
Peter Mayle escreveu um livro de memórias sobre o primeiro ano vivendo na cidade de Provence-Alpes-Cote D;Azur, no sul da França, entitulado Um ano na Provence. A obra foi lançada em 1989 e retratava as mudanças de hábito e choques de cultura de um homem que deixa a cidade grande para viver em um pequena município. O livro vendeu mais de 6 milhões de cópias e foi traduzido para 40 idiomas, além de incentivar muitos leitores a fazerem o mesmo e saírem da cidade grande acelerada.
Outras grandes publicações de Peter Mayle são Em busca de Cézanne, Lições de francês e Um bom ano. Este último ganhou adaptação para o cinema, em 2006, pelo diretor Ridley Scott e o elenco é composto por Russel Crowe e Marion Cotillard.
Além de escritor, Peter Mayle também era publicitário, mas pouco se dedicou à carreira. Assim que descobriu a aptidão pela literatura, abandonou a publicidade e se mudou para a província francesa. As obras escritas no interior renderam grandes prêmios literários como o British Book Awards por Um ano na Provence como o melhor livro de viagem.
Recentemente, o escritor completou uma saga de quatro livros, não traduzidos para o português: The vintage caper, The corsican caper, The Marseille caper e The diamond caper.