Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Confira os maiores ganhadores do prêmio Framboesa de Ouro

A premiação americana escolhe anualmente os piores filmes, atores, entre outras categorias cinematográficas

Kevin Costner, de Robin Hood: O príncipe dos landrões (1991) e o Guarda-costa (1992), foi ganhador do Razzie Award seis vezes e indicado a 16. Um ano antes, em 1991, o filme Dança com lobos (1990), que atuou, ganhou o Oscar de melhor filme e o artista foi indicado a melhor ator principal.

A rainha do pop Madonna não foi elogiada pela crítica nas aparições que fez nas telonas. A diva, foi indicada 15 vezes a Framboesa de Ouro, sendo que levou o prêmio em nove delas. No ano 2000, foi considerada pela Razzie Awards a pior atriz do século pelo conjunto das atuações ruins. Por outro lado, quando participou de Evita (1996), levou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático.

Bo Derek foi a protagonista Lida Maacgillivery do filme Bolero: Uma aventura em êxtase (1984), o longa-metragem que, na época, ganhou pior filme, atriz, diretor, entre outras categorias pelo Framboesa de Ouro. Por causa dessa atuação e em outros títulos, a americana foi indicada 11 vezes ao prêmio, sendo que levou a melhor em seis delas. Em 1980, no entanto, foi indicada para o Globo de Ouro pelo filme Mulher nota 10 (1979).

Considerado o melhor ator em 2013 pela atuação em Argo (2012), Ben Affleck foi indicado dez vezes ao Framboesa de Ouro e ganhou três deles. Em 2017, o longa Batman Vs Superman: A origem da justiça (2016) foi considerado o pior filme do ano e Ben Affleck foi indicado para ganhar a categoria pior ator.