Diversão e Arte

Confira os maiores ganhadores do prêmio Framboesa de Ouro

A premiação americana escolhe anualmente os piores filmes, atores, entre outras categorias cinematográficas

postado em 23/01/2018 10:50

A cerimônia de premiação deste ano será em 3 de março

Todos os grandes artistas envolvidos com a indústria cinematrográfica querem ser reconhecidos com um Oscar. Por outro lado querem ficar longe da Framboesa de Ouro, (ou Razzie Awards em inglês), que elege os piores filmes, atuações e demais categorias cinematográficas do ano.

Um grupo composto por jornalistas, cinéfilos e internautas escolhem os concorrentes e a premiação é realizada sempre simultaneamente à cerimônia do Oscar. A ideia da Framboesa de Ouro surgiu com o publicitário John Wilson na década de 1980 e ao longo dos anos novas categorias foram sendo adicionadas ao evento.

Títulos como 50 tons de cinza (2015), Batman Vs Superman: A origem da justiça (2016) e Esquadrão Suicida (2016), além de artistas como Ben Aflleck, Adam Sandler e até Madonna, foram indicados a esse prêmio.

Os grandes vencedores da Framboesa de Ouro

A franquia Transformers é velha conhecida da Framboesa de Ouro, juntos os sete filmes acumulam 32 indicações, sendo que nove delas foram só esse ano, com o longa Transformers: O último cavaleiro (2017). Por outro lado, alguns dos títulos já concorreram em algumas categorias do Oscar, como melhor mixagem de som e efeitos visuais.

Os sete filmes da franquia 'Transformers' juntos somam 32 indicações

O ator Sylvester Stallone é dono de mais de 25 indicações e ganhador de 10 deles, apareceu em filmes como Pequenos espiões 3-D: Game over (2003) e Rambo (1988). Em contrapartida, Stallone já foi indicado duas vezes ao Oscar, quando participou de Creed: Nascido para lutar (2015) e Rocky: Um lutador (1976).

Sylvester Stallone ganhou 10 vezes a Framboesa de Ouro

Outro nome sempre cotado pela Framboesa de Ouro é Adam Sandler. Indicado 22 vezes, o ator fez a proeza de em um ano ganhar tanto a categoria pior ator quanto pior atriz, pois fez o papel de Jack e Jill, os gêmeos de Cada um tem a gêmea que merece (2011). Esse filme, quando concorreu foi o ganhador em todas as categorias que indicadas.

Indicado 22 vezes, Adam Sandler já ganhou a categoria de pior ator e pior atriz

Kevin Costner, de Robin Hood: O príncipe dos landrões (1991) e o Guarda-costa (1992), foi ganhador do Razzie Award seis vezes e indicado a 16. Um ano antes, em 1991, o filme Dança com lobos (1990), que atuou, ganhou o Oscar de melhor filme e o artista foi indicado a melhor ator principal.

Kevin Costner já ganhou seis Framboesas de Ouro

A rainha do pop Madonna não foi elogiada pela crítica nas aparições que fez nas telonas. A diva, foi indicada 15 vezes a Framboesa de Ouro, sendo que levou o prêmio em nove delas. No ano 2000, foi considerada pela Razzie Awards a pior atriz do século pelo conjunto das atuações ruins. Por outro lado, quando participou de Evita (1996), levou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático.

Madonna foi considerada a pior atriz do século no ano 2000

Bo Derek foi a protagonista Lida Maacgillivery do filme Bolero: Uma aventura em êxtase (1984), o longa-metragem que, na época, ganhou pior filme, atriz, diretor, entre outras categorias pelo Framboesa de Ouro. Por causa dessa atuação e em outros títulos, a americana foi indicada 11 vezes ao prêmio, sendo que levou a melhor em seis delas. Em 1980, no entanto, foi indicada para o Globo de Ouro pelo filme Mulher nota 10 (1979).

Bolero: Uma aventura em êxtase (1984) é protagonizado por Bo Derek e ganhou diversas Framboesas de Ouro

Considerado o melhor ator em 2013 pela atuação em Argo (2012), Ben Affleck foi indicado dez vezes ao Framboesa de Ouro e ganhou três deles. Em 2017, o longa Batman Vs Superman: A origem da justiça (2016) foi considerado o pior filme do ano e Ben Affleck foi indicado para ganhar a categoria pior ator.

Indicado 10 vezes ao prêmio Ben Affleck ganhou três

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação