Diversão e Arte

Brasília Popular Orquestra comemora a diversidade

Orquestra celebra os 40 anos do Clube do Choro com apresentação que tem do jazz à MPB

Irlam Rocha Lima
postado em 25/01/2018 07:30
A Brasília Popular Orquestra se apresenta no Espaço Cultural do Choro
O grande momento das comemorações dos 35 anos da Brasília Popular Orquestra (Brapo), em 2017, foi o concerto apresentado no auditório da Escola de Música (EMB), utilizado para a gravação de um DVD. Na noite de 11 de outubro, durante duas horas, 20 músicos, sob a regência do maestro Manoel Carvalho, passaram em revista a longa trajetória do grupo ; referência da cena cultural da cidade.

Hoje e amanhã, às 21h, ao ocupar o palco do Espaço Cultural do Choro, a Brapo inicia suas atividades neste ano, como convidada do projeto Clube do Choro ; 40 Anos. ;Vamos aproveitar para mostrar parte do repertório que foi registrado quando gravamos DVD. É um trabalho bonito que preparamos para celebrar uma data importante para nós; destaca Manoel Carvalho.

No repertório foram reunidos standards do jazz com a assinatura de mestres como Duke Ellington, Sammy Nestico, Milt Jackson e Tito Puentes, a soul music de Stevie Wonder e ritmos que fazem parte da obra dos maestros brasileiros Tom Jobim, Severino Araújo e Cipó, ;; uma mescla de música de qualidade num passeio por diferentes tendências.

Saxofonista originário do interior de Pernambuco, Manoel Carvalho foi o idealizador da Brapo, que surgiu em 1982, no âmbito da Escola de Música, instituição na qual ele era professor. Teve a seu lado outros docentes, igualmente apreciadores de orquestras de jazz. ;Resolvemos experimentar alguns arranjos para esta formação, com o objetivo de tomar conhecimento de novas possibilidades no universo da música;, lembra o maestro.

Estreia

Foi no auditório na EMB onde o conjunto ; depois de muitos ensaios ; fez sua estreia. Depois houve apresentações na Sala Martins Pena e em outros lugares como clubes sociais, shoppings e casas noturnas. ;Há algum tempo, pelo menos uma vez a cada ano, somos convidados para mostrar o que estamos produzindo nas instalações do Clube do Choro, um lugar onde se respira música de excelência;, ressalta Manoel Carvalho.

Essa big band candanga atualmente conta com cinco saxofonistas, quatro trompetistas, quatro trombonistas, e mais pianista, contrabaixista, baterista e percussionista. Mas a Brapo atua também como noneto, sexteto e atá quarteto. O objetivo das formações com um número menor de instrumentistas é atender a públicos diversos, dando oportunidade às pessoas de apreciarem música de qualidade.

Logo depois de formada, a Brasília Popular Orquestra era uma das atrações de um projeto, com características de gafieira, que ocorria no extinto Gran Circo Lar, próximo à Estação Rodoviária; e houve tempo em que cumpria temporadas em casas noturnas. ;Poderíamos ter uma agenda cheia de compromissos, se no circuito noturno houvesse mais espaços para a música ao vivo. Infelizmente, em função da aplicação da Lei do Silêncio, muitos bares e restaurantes deixaram de oferecer esse entretenimento para os seus frequentadores;, lamenta o maestro.



Brasília Popular Orquestra
Show da big band, sob a regência do maestro Manoel Carvalho, hoje e amanhã, às 21h, pelo projeto Clube do Choro 40 Anos. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação