Publicidade

Correio Braziliense

Trump pede pintura de Van Gogh a museu e recebe vaso sanitário de ouro

O presidente queria a obra de Van Gogh para decorar a Casa Branca


postado em 26/01/2018 17:50 / atualizado em 26/01/2018 19:31

No lugar da obra de Van Gogh, o Guggenheim ofereceu um vaso sanitário de ouro a Trump(foto: Guggenheim Museum/Divulgação)
No lugar da obra de Van Gogh, o Guggenheim ofereceu um vaso sanitário de ouro a Trump (foto: Guggenheim Museum/Divulgação)

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou ao Museu Guggenheim, em Nova York, uma pintura do holandês Van Gogh para compor a decoração da Casa Branca, mas o pedido foi negado. 


Por e-mail, Nancy Spector, diretora do museu, negou o pedido e ofereceu no lugar uma peça de decoração inusitada. No lugar da pintura Landscape with snow, quadro de 1888, a diretora ofereceu uma obra chamada Estados unidos, que nada mais é do que um vaso sanitário de ouro maciço completamente funcional.

 

O motivo para o museu não emprestar a obra de arte a Donald Trump seria uma exposição no museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, na qual o quadro será exposto. Nancy Spector ofereceu, então, a obra curiosa de Maurizio Cattelan, o vaso sanitário, a Trump.

 

Estados unidos, de Maurizio Cattelan, contém assento, tampa e cisterna de descarga. Em entrevista à imprensa americana, Spector declarou: “É, claro, de um valor excepcional e bastante frágil, mas daremos todas as instruções para a instalação e manutenção”.

 

A obra de arte e vaso sanitário foi utilizada por cerca de 100 mil pessoas durante a exposição no museu em Nova York. Segundo Spector ao The Washington Post, o artista "gostaria de oferecê-lo à Casa Branca para um empréstimo de longo prazo”.

A Casa Branca não divulgou informações sobre a obra inusitada ter sido aceita ou não pelo presidente. O museu Guggenheim também não se pronunciou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade