Diversão e Arte

Atriz Emma Watson doa 1 milhão de libras para luta contra assédio

O Fundo para a Justiça e a Igualdade foi anunciado em uma carta aberta publicada na imprensa britânica

Agência France-Presse
postado em 18/02/2018 13:03
O Fundo para a Justiça e a Igualdade foi anunciado em uma carta aberta publicada na imprensa britânica A atriz e ativista britânica Emma Watson doou um milhão de libras para lançar um fundo destinado a apoiar as vítimas de assédio e de abuso sexual.

O Justice and Equality Fund (Fundo para a Justiça e a Igualdade) foi anunciado em uma carta aberta publicada na imprensa britânica, que apoia o movimento americano Time;s Up. O texto é assinado por cerca de 200 mulheres, entre elas as atrizes Kate Winslet, Emma Thompson e Keira Knightley.

Iniciada com um "Queridas irmãs", a carta propõe um movimento internacional para acabar com a cultura de abusos exposta pelo escândalo envolvendo o produtor de cinema Harvey Weinstein.

A página de arrecadação de fundos mostra a doação de um milhão de libras (cerca de US$ 1,4 milhão) feita por Emma Watson, ex-estrela da saga Harry Potter e, hoje, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. A atriz Keira Knightley e o também ator Tom Hiddleston doaram 10.000 libras cada um.

Os recursos do fundo serão usados para estabelecer uma rede de assessoria, apoio e projetos para perseguir os abusos em todos os setores profissionais.

"Em um passado muito recente, vivíamos em um mundo no qual o assédio sexual era uma brincadeira incômoda, uma parte difícil e inevitável de ser uma menina, ou uma mulher", continua a carta, publicada no jornal "The Observer".

"Em 2018, parece que despertamos em um mundo preparado para a mudança", acrescenta o texto.

Nos Estados Unidos, surgiu uma iniciativa similar em janeiro, com um fundo de defesa jurídica da associação Time;s Up.

Seu lançamento acontece algumas horas antes da cerimônia de entrega dos Prêmios Bafta, o Oscar do cinema britânico. Na festa, na noite deste domingo (18/2), a expectativa é que as estrelas repitam o protesto do Globo de Ouro, no mês passado, vestidas de preto em solidariedade às vítimas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação