Diversão e Arte

'Três anúncios para um crime' ou 'A forma da água'? Qual o seu favorito?

Os dois longas entram na reta final como favoritos para saber quem vencerá o Oscar de melhor filme

Ricardo Daehn
postado em 20/02/2018 06:08
Frances McDormand, de 'Três anúncios para um crime', é a favorita para levar o Oscar na categoria de melhor atriz
Com a proximidade da data de entrega dos prêmios Oscar, em 4 de março, naturalmente, as especulações andam em alta para quem gosta de tentar antecipar a lógica da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega dos prêmios. Praticamente empatados nas bilheterias, com cerca de US$ 100 milhões de faturamento (no público mundial), dois dos longas concorrentes à estatueta do Oscar se projetam com chances mais afirmadas: A forma da água, uma aventura sobrenatural, com direito a romance entre uma humana e uma criatura saída dos rios da Amazônia; e o concorrente mais visível ; Três anúncios para um crime, fita centrada nos efeitos de um brutal homicídio, na pacata cidade de Ebbing (Missouri).

A cisão na entrega dos prêmios Globo de Ouro, em janeiro, quando o drama Três anúncios para um crime (de Martin McDonagh) levou o prêmio de melhor filme, enquanto a melhor direção coube ao mexicano Guillermo del Toro (de A forma da água), já demonstrou o descompasso nas certezas dos vitoriosos ao Oscar. O bom termômetro do prêmio Bafta (atribuídos no último domingo, na Inglaterra) repetiu o quadro do Globo de Ouro ; com o filme Três anúncios para um crime vencendo e Guillermo del Toro dado como melhor diretor. Vale a lembrança de que, há três anos, Boyhood arranhou as prévias tanto do Bafta quanto do Globo de Ouro, já que a fita, dada como favorita, não levou nem filme e muito menos direção (para Richard Linklater).

Recentemente, o Bafta coincidiu com os vitoriosos do Oscar, no quesito direção, para Damien Chazelle (de La la land), para Alejandro G. Iñárritu (de O regresso) e para Alfonso Cuarón (de Gravidade), além de apontar o ganhador de filme para 12 anos de escravidão, em 2014. Ainda que muitos insistam em desacreditar o Globo de Ouro como antessala do Oscar, as premiações de filme e direção coincidiram no ano passado e em 2014.
'A forma da água' recebeu 13 indicações ao Oscar, incluindo o de melhor filme
Indicações

Vencedor no prestigiado Directors Guild Awards e Critics;Choice, A forma da água, virtualmente, lidera a campanha aos principais prêmios, dotado de 13 indicações ao Oscar, ao passo que Três anúncios para um crime angariou ;apenas; sete indicações, em meio ao universo de 341 fitas elegíveis. Há uma inclinação histórica, entretanto, para que a Academia aprecie dramas mais realistas (caso de Três anúncios). Porém, um fator embaralha o meio de campo para o cínico drama orquestrado pelo diretor Martin McDonagh: ele não obteve, no Oscar, candidatura a melhor direção.

O drama que leva a assinatura de Guillermo del Toro e é estrelado por Sally Hawkins é apenas o décimo título, em 90 anos de Academia e Oscar, a receber 13 indicações. Acima dele, com 14, estiveram La la land, Titanic e A malvada. Ambos os maiores concorrentes ao Oscar gozam da condição de ter produtores iniciantes em termos de Oscar. Na quinta indicação ao prêmio de melhor atriz, por Três anúncios, Frances McDormand tem ampla chance de levar a segunda estatueta (depois de Fargo, em 1996), na pele da mãe, amputada nos sentimentos, que pretende responsabilizar alguém pelo assassinato cruel da filha.

O Oscar de melhor ator parece reservado para o veterano Gary Oldman (na segunda indicação), como Winston Churchill, protagonista de O destino de uma nação. Concorrente mais imediato de Oldman, Daniel Day-Lewis compete, com a exitosa campanha de bastidor, pelo protagonista de Trama fantasma. Se levar, terá o quarto Oscar da vida. Correndo por fora, o drama de guerra Dunkirk (de Christopher Nolan), com oito indicações ao Oscar, tem poucas chances, mas pode se tornar o sétimo título a perder em todas as categorias ; caso de filmes como Os vestígios do dia (1993).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação