Publicidade

Correio Braziliense

Saiba quais foram os filmes premiados na primeira edição do Oscar, em 1929

Prêmio, que chega à 90ª edição no próximo domingo (4/3), foi entregue pela primeira vez em 1929


postado em 26/02/2018 20:35 / atualizado em 27/02/2018 18:09

(foto: Divulgação/Oscars)
(foto: Divulgação/Oscars)


Falta menos de uma semana para a cerimônia de entrega do Oscar. Neste ano, o prêmio — considerado a honraria máxima do cinema — chega à 90ª edição. Enquanto aguardamos para saber quem serão os premiados deste ano, que tal descobrir quem foram os primeiros ganhadores da história?

A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em uma quinta-feira, 16 de maio de 1929, e contemplou filmes lançados entre agosto de 1927 e agosto de 1928. Como é possível imaginar, o evento foi bem diferente do que é realizado atualmente. A cerimônia durou apenas 15 minutos e, sem transmissão de rádio ou TV, foi acompanhada apenas pelas 270 pessoas que estavam em um salão do Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles. O que não foi exatamente um problema, já que os vencedores haviam sido anunciados três meses antes. 
 
A edição inaugural do Oscar teve 12 categorias. A principal delas — que mais tarde viria a ser a de Melhor Filme — foi vencida por Asas (Wings), que também levou uma estatueta na categoria Melhores Efeitos de Engenharia. Os outros grandes vencedores da noite foram Aurora (Sunrise) e Sétimo céu (7th Heaven). O primeiro venceu nas categorias Melhor Fotografia e Melhor Produção Artística (categoria que deixou de existir no ano seguinte, mas foi tida como uma das principais da primeira cerimônia). O segundo faturou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor em Filme de Drama.

Outra diferença em relação à premiação atual é que os atores foram contemplados por suas atuações em mais de uma obra. O Melhor Ator, Emil Jannings, esteve em A última ordem (The last command) e Tentação da carne (The way of all flesh). Já a Melhor Atriz, Janet Gaynor atuou em Sétimo céu, Aurora e O anjo das ruas.
 
Vencedores dos prêmios de Melhor Diretor: Frank Borzage(esq.) e Lewis Milestone (dir.)(foto: Divulgação/Oscars)
Vencedores dos prêmios de Melhor Diretor: Frank Borzage(esq.) e Lewis Milestone (dir.) (foto: Divulgação/Oscars)
 
Os demais premiados foram William Cameron Menzies (Melhor Direção de Arte por The Dove e A tempestade), Lewis Milestone (Melhor Direção em Filme de Comédia, por Dois cavaleiros árabes), Underwolrd (Melhor Roteiro Original) e The Red Mill (Melhor Título — categoria que também deixou de existir no ano seguinte). A Academia ainda entregou dois prêmios honorários para Charlie Chaplin (por O circo) e para a Warner Bros. (por O cantor de jazz).
 

Confira os trailers de Asas e Aurora:

 

 

 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade