Diversão e Arte

Entra em circuito o longa em que Jennifer Lawrence interpreta uma espiã

Em mais uma aventura que exige vigor e preparo físico, a estrela Jennifer Lawrence se projeta em Operação Red Sparrow, nova parceria com o mesmo diretor do fenômeno Jogos vorazes

Ricardo Daehn
postado em 01/03/2018 07:46

Dominika, uma dançarina, é a primeira persona de Jennifer Lawrence

Na casa das centenas de milhões, a estrela Jennifer Lawrence tem construído a carreira incrementada, desde 2010, com uma indicação ao Oscar pelo longa Inverno da alma. Enquanto ela crescia no terreno profissional ; num trajeto oposto, depois de mais de 30 anos de dedicação a CIA, o agente Jason Matthews buscava o ócio. Mas, a diária lida com suspense e assuntos políticos não descansaram na cabeça do especialista em temas soviéticos que, para ;efeito terapêutico;, se entregou à literatura. Best seller, na empreitada, Matthews acabou de lançar The Kremlin;s candidate, uma terceira parte para o primeiro romance, Red Sparrow. Ao custo de US$ 69 milhões, com cenas em Budapeste (Hungria), Bratislava (Eslováquia), Viena (Áustria) e Londres (Reino Unido), Operação Red Sparrow chega hoje aos cinemas, com Jennifer Lawrence no comando.

[VIDEO1]


Muito complexo, um relacionamento entre a protagonista Dominika Egorova (Lawrence) ; uma cidadã russa obrigada à vida de agente secreta ; e o personagem de Joel Edgerton (O grande Gatsby), um agente da CIA, única fonte de acesso ao importante informante identificado como Marble, dá liga ao thriller cinematográfico.

;Eles parecem equilibrar o tempo todo uma confiança inerente que um tem no outro com a paranoia básica que faz parte de viver uma trajetória de espionagem internacional;, destacou a estrela de Jogos vorazes: A esperança ; O final. Vale lembrar que somente este último filme gerou dividendos aos produtores da ordem de mais de US$ 650 milhões.

Jogos Vorazes dialoga com Operação Red Sparrow não somente na ação enfatizada no filme e na presença de Jennifer Lawrence no elenco: traz a assinatura do diretor Francis Lawrence, na quarta parceria com a mesma estrela de Mãe. Charlotte Rampling, na trama que reacende a Guerra Fria, interpreta Anna, um baluarte para o real significado do comunismo. Perita num jogo de manipulação mental e troca de informações confidenciais, Anna é a instrutora da Escola de Pardais para a qual Dominika é mandada. Anteriormente, a protagonista exercia função de destaque numa companhia de dança, até um acidente que lhe impossibilita maiores movimentos. No filme, a Ópera de Budapeste fez as vezes do Balé Bolshoi da ficção. Para a fita, foram recrutados expoentes de peso da dança, como Sergei Polunin e Nicole O;Neil.

Força feminina

A noção de corpos à disposição do Estado e o ensino da ;arte da atração; (na Escola de Pardais) são elementos trabalhados pelo autor do best-seller no enredo do livro. Nisso, tomou uma real instituição, sediada em Kazan, por modelo para a ficção que tem Dominika como ;produto da imaginação;, como sublinhou o escritor. ;Modulamos muito qualquer coisa que fosse sexual ou incluísse nudez, para encontrar o tom certo;, observou o diretor Francis Lawrence, no material promocional do filme.

Atento ao potencial da personagem central, o ator Joel Edgerton, à frente do agente Nate Nash, enfatiza: ;Sempre supomos que existe uma força em Dominika que os homens em sua vida subestimaram;. Operação Red Sparrow, com muita ação, investe ainda em temas como os sistemas de segurança falhos entre potências mundiais, relações comerciais e tortura. No filme, Jeremy Irons interpreta o general Korchnoi, do SVR (Serviço de Inteligência Estrangeiro), Marie-Louise Parker tem um papel de política, Thekla Reuten dá vida à Marta, uma comparsa involuntária de Dominika, e Matthias Schoenaerts vive o tio da protagonista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação