Diversão e Arte

Peça e mostra de cinema homenageiam as mulheres

Produções femininas são destaques em março, quando é comemorado do Dia Internacional da Mulher

Guilherme Abarno*
postado em 03/03/2018 07:00
Cena de Rocks in my pockets, dirigido pela homenageada Signe Baumane
No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher (8 de março), eventos culturais na cidade prestam merecida homenagem a elas, seja abordando o universo feminino, sendo dando voz a realizadoras como atrizes e diretoras. O espetáculo teatral Levante-se e o festival de cinema InterAnima são alguns exemplos em cartaz neste fim de semana.

No mês da mulher, uma equipe de artistas formada em sua maioria por mulheres, apresenta a peça Levante-se, até domingo no Espaço Cena (205 Norte) e no outro fim de semana (10 e 11) no Teatro do Brasília Shopping.

"Levante-se surgiu como um experimento teatral para questionar o lugar da mulher no século 21. A peça retrata diversas situações cotidianas em que a figura feminina surpreende com um comportamento inusitado. Não existem personagens definidos e o elenco, composto por quatro mulheres e um homem, se alterna para representar uma voz feminista que procura mudar o mundo pela rebeldia da subversão da linguagem e do comportamento esperados da mulher.; conta Renata Soares, atriz e produtora do espetáculo.

A peça é inspirada na obra da escritora britânica Alice Birch, de mesmo nome. A dramaturgia contesta o lugar da mulher na sociedade do século 21. Além da obra de Alice Birch, os relatos pessoais das integrantes da equipe e as discussões nas mídias sociais ajudaram na construção das personagens.

Renata completa dizendo que a ;intenção é levantar questionamentos sobre a sociedade em que vivemos, fazendo a plateia refletir sobre esses padrões e sobre o que pode ser feito para mudá-los. E não temos nenhuma resposta. Porque a verdade é que ninguém tem essas respostas ainda. Mas acreditamos que seja importante expor algumas coisas, que até possam incomodar a plateia, mas que esse incômodo sirva como incentivo para que o diálogo permaneça vivo.;

;Tive contato com a Alice lá nos Estados Unidos. Se eu não tivesse morando lá nunca teria conhecido a obra dela. É uma escritora jovem britânica, com bastante textos subversivos e a pegada da peça é questionar o lado da mulher de um lado bem ácido, mostrando um extremo oposto;, relata Renata que mora nos Estados Unidos há dois anos.

A inspiração de levar uma equipe majoritariamente feminina aos palcos veio dos EUA. ;Lá tem isso de valorizar profissionais mulheres. Tem festivais de cinema em Nova York em que a equipe toda é de mulheres. Foi isso que eu tentei trazer para essa produção. Isso foi algo que eu quis valorizar muito: profissionais mulheres que são muito boas no que fazem e mostram que temos potencial e capacidade de entrar no mercado de trabalho em qualquer frente, da forma que quisermos; concluiu Renata.


Nas telonas


O audiovisual é um universo predominantemente masculino, mas a produção feminina tem se expandido. É o que mostra a primeira edição do InterAnima, festival internacional de animação e interatividade que ocorre nos neste fim de semana, no Teatro da Caixa.Cultural. A seleção contempla mais de 50 filmes de 27 países, sendo 23 produções femininas.

;O mercado de trabalho de produções audiovisuais em algumas áreas, como produção, é amplo, tem muitas mulheres atuando. Mas ainda não é tão simples em outras áreas, como na fotografia. Ainda há discriminações;, relata Nádia Mangolini, que terá o curta-metragem Torre incluído na programação.

Em Torre, ela relata as memórias dos quatro filhos do militante político Virgílio Gomes da Silva, morto pela Ditadura Militar. ;Nós podemos ser produtoras, animadoras, diretoras, fotógrafas e o que quisermos ser no mercado audiovisual. Nossas histórias importam e queremos contá-las.; reitera a produtora, que está no ramo há quase 10 anos.

Sob a curadoria da cineasta e animadora Nara Normande, o InterAnima fará uma homenagem a animadora Signe Baumane. O trabalho dela é conhecido pelas temáticas de liberdade, anarquismo e erotismo e pelas técnicas de papel marchê, desenho à mão, stop motion e computação gráfica. A artista nascida na Letônia costuma a falar de sexo em todos os trabalhos sem nenhuma restrição.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

SERVIÇO

Levante-se
Espetáculo de teatro. Direção: Rosanna Viegas. Elenco: Camila Meskell, Julia Rizzo, Renata Soares, Roberta Rangel e Filipe Lacerda. Espaço Cena (205 Norte). De hoje a domingo, às 20h. De 10 a 11 de março, no Teatro do Brasília Shopping, às 20h. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Não recomendado para menores de 16 anos.

InterAnima
Hoje e amanhã, no teatro da Caixa Cultural (SBS q. 4 Lts 3/4). Ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria a partir de uma hora antes do horário de cada sessão. Verifique a classificação indicativa de cada sessão e a programação completa em www.facebook.com/interanimafest. Informações: 3206-6456.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação