Diversão e Arte

Google cria galeria on-line de arte contemporânea com obras de 51 museus

Google Arts and Culture reúne mais de 500 obras capturadas pela Art Camera. No Brasil, o CCBB, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Arte Moderna estão entre as instituições que participaram

postado em 07/03/2018 15:45
'Cadeira café', criada pelos Irmãos Campana, está exposta no Museu Oscar Niemeyer e faz parte da seleção do Google
O Google lançou, nesta quarta-feira (7/3), o projeto O que é arte contemporânea?, com uma coleção totalmente digitalizada que está disponível no Google Arts and Culture.

A plataforma de arte e cultura, criada em 2011, recebe pela primeira vez uma página dedicada exclusivamente à arte contemporânea. O projeto apresenta cerca de 6 milhões de fotos e vídeos de quadros, artigos e esculturas gratuitas para a visualização, com recursos de vídeos em 360;, experiências em realidade virtual e tours no Street View - recurso que possibilita entrar nos museus sem sair de casa.

Muitas das obras foram captadas por meio da câmera fotográfica desenvolvida pelo Google, a Art Camera, que é capaz de registrar imagens em gigapixel, permitindo a captação de mínimos detalhes.

Obras do Google Arts and Culture


Cinquenta e uma instituições disponibilizaram as coleções de arte contemporânea, 15 delas são do Brasil. Dentre eles, o Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro) o Museu Arte Moderna (São Paulo) e os centros culturais do Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, que também contribuíram para as mais de 500 obras captadas pela Art Camera do Google.

As as obras do Instituto Tomie Ohtake na cidade de São Paulo e até as produções de artistas sul-africanos contemporâneos nas exposições organizadas por Johannesburg Art Gallery estão disponíveis na plataforma do Google.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação