Diversão e Arte

Maria Madalena, em nova versão, ocupa os cinemas, ao lado de Em pedaços

Filmes premiados e atrações que retratam mulheres estão entre as oito estreias no circuito de cinema

Ricardo Daehn
postado em 15/03/2018 07:50

Rooney Mara vive o papel título em Maria Madalena

Depois de interpretar dois personagens controversos em filmes que resultaram em indicações ao Oscar, a atriz Rooney Mara (de Carol e Os homens que não amavam as mulheres) não foge da linha, na mais recente adaptação de trecho da Bíblia intitulada Maria Madalena. Com direção a cargo de Garth Davis, que, ano passado, assinou a fita de ótima repercussão Lion ; Uma jornada para casa, o longa traz nova abordagem para a figura que, no cinema, teve interpretações clássicas em atrizes como Monica Bellucci, Juliette Binoche e ; com muito estardalhaço ; Barbra Hershey, dona de um trabalho em A última tentação de Cristo, que rendeu indicação ao Globo de Ouro de coadjuvante, em 1989, em filme de Martin Scorsese.

Reforçar o aspecto de discípula de Cristo e afugentar qualquer viés de prostituição foram alguns dos objetivos da dupla de roteiristas Helen Edmundson e Philippa Goslett (de Poucas cinzas: Salvador Dalí) que privilegiaram a perspectiva feminina para a obra de Garth Davis. Recentemente interpretado pelo israelense Avraham Aviv Alush (no fantasioso A cabana), Cristo, agora nos cinemas, ganha a representação de Joaquin Phoenix. Na história de perdão e de transformação, outros atores ganham relevância: Tahar Rahim (de O profeta) vive Judas, enquanto Chiwetel Ejofor (de 12 anos de escravidão) responde por Pedro.
Em pedaços rendeu prêmio de melhor atriz para Diane Kruger
Candidato entre 19 títulos que estiveram no último Festival de Cannes, o drama Em pedaços faturou o título de melhor atriz para a alemã Diane Kruger, símbolo de resistência e de justiça, como protagonista do mais recente filme do diretor alemão Fatih Akin. Na pele de Katja, mulher do empresário turco Nuri e mãe de um menino de sete anos, Kruger encarna uma vingativa mãe de família que vê a vida do avesso, a partir de violento ato possivelmente cometido por terroristas neonazistas.

Chocado com a atuação da Clandestinidade Nacional-Socialista (grupo da sigla NSU), Fatih Akin concentra a história de ficção num revide judicial para práticas discriminatórias ocorridas em 2000.

Conhecido por filmes vitoriosos em festivais como os de Berlim (Contra a parede, em 2004, venceu o Urso de Ouro), de Cannes (Do outro lado foi vitorioso no quesito roteiro, em 2008) e Soul kitchen (destacado com o prêmio especial do júri de Veneza, em 2009), Akin concorreu, em caráter de finalista, a uma das cinco vagas ao Oscar de melhor filme estrangeiro (tendo ganhado o Globo de Ouro da categoria). Diane Kruger é sempre lembrada por Bastardos inglórios.
Outras estreias
Daphne
; De Peter Mackie Burns. Após um assalto, uma mulher é confrontada com o estilo de vida niilista ao qual se dedica.

Imagens do Estado Novo ; 1937 a 1945
; De Eduardo Escorel. Vencedor de menção honrosa no Festival É Tudo Verdade, o longa apresenta a ditadura de Getúlio Vargas, abordando aspectos da censura, de conspirações e da participação do Brasil na Segunda Guerra.
12 Heróis mostra o envolvimento de tropa especial para solução de terrorismo
12 heróis
;De Nicolai Fulgsig. Estrelado por Chris Hemsworth e Michael Shannon, mostra a formação (com base em fatos dos anos de 2 001) de um grupo de especialistas que pretende capturar terroristas ligados à derrubada das Torres Gêmeas de Nova York.

Minha amiga do parque
; De Ana Katz. Premiado pelo roteiro no Festival de Sundance, o filme argentino estrelado por Ana Katz apresenta um leque de desconfianças e barreiras para mães que se encontram num parque infantil.

Western
; De Valeska Grisebach. O rústico dia a dia de alemães que atuam na infraestrutura de região interiorana búlgara desperta a atenção da diretora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação