Diversão e Arte

Em livro, cartunistas fazem homenagem ao mestre Ziraldo

Livro 'Ao mestre com carinho' reúne desenhos de 85 cartunistas para celebrar a vida e a obra de um dos maiores nomes da arte brasileira

Alexandre de Paula
postado em 18/03/2018 07:40
Mauricio de Sousa foi um dos que homenagearam Ziraldo
Ziraldo é um artista múltiplo. O pai do Menino Maluquinho construiu uma obra sólida no cartum, no humor, nos quadrinhos, no jornalismo; É isso que celebra o livro Ao mestre com carinho, lançado agora pela editora Melhoramentos (a mesma que publica a obra de Ziraldo).

Organizado pelo cartunista Edra, o livro reúne 85 artistas de todo o país para homenagear e celebrar a carreira de Ziraldo. "A ideia era que cada um representasse um ano da idade dele. O Ziraldo é um ícone de todos nós que estamos nessa área, muitos beberam nessa fonte e ele inspirou várias gerações", explica o organizador.

Nascido, assim como Ziraldo, em Caratinga (MG), Edra conta que boa parte dos cartuns vieram da edição de 2012 do Salão de Humor da cidade, do qual é curador. "Fizemos uma edição especial pelos 80 anos do Ziraldo e recebemos mais de 200 desenhos", lembra.

De olho no arquivo, anos depois, Edra achou que poderiam compor uma nova homenagem ao mestre, agora na celebração dos 85 anos (que Ziraldo completou em outubro do ano passado). "Apesar de ser em cima de um tema só, era um material muito variado, porque cada cartunista tem seu estilo. Então, pensei em materializar aquilo em livro e bolei esse projeto", conta.

;A partir disso, fiz uma seleção e escolhi os cartuns que entrariam.; Além dos desenhos enviados para o Salão de Humor, Edra procurou alguns nomes que completariam de maneira luxuosa a edição. Foi o caso de nomes como Mauricio de Sousa e Chico Caruso. ;Convidei alguns nomes mais consolidados, que já passaram da fase de participar de salões e esses eventos, e eles aceitaram;, afirma.

Diversidade

Para Edra, uma das marcas do livro é a diversidade, com a multiplicidade dos estilos de todos os artistas que participaram do projeto. "E isso é bacana porque é muito de acordo com o que o Ziraldo é, um artista multifacetado. Essa é uma das principais características dele, ele é bom no cartum, no quadrinho, nos cartazes e atinge a várias faixas etárias", opina. "O grande barato também é que ele recebe homenagens do seu universo. E é muito significativo para cada cartunista ter seu trabalho envolvido nesse projeto."

No processo de pesquisa para o livro, Edra conta que ficou impressionado com a produção de Ziraldo. "Mesmo eu, que já conhecia muito dele, fiquei admirado e impressionado com a dimensão e a extensão de tudo o que ele fez, com toda a trajetória dele."

Até por isso, o organizador acrescentou ao livro uma biografia do artista, que acompanha os cartuns. "Fiz um resumo da trajetória dele de forma cronológica e de maneira ricamente ilustrada.; A ideia veio também pela dificuldade de se encontrar informações sobre Ziraldo condensadas em um só lugar. ;Não existe algo compacto sobre ele se você vai pesquisar mais a fundo para conhecer a história;".

Carinho

Edra diz que a emoção toma conta de boa parte do projeto, tanto de sua parte quanto da de outros artistas. "Nesse livro tem muita emoção envolvida, se reflete na minha trajetória, no sonho do cartum. Eu sempre via o conterrâneo, o ídolo como um modelo e o destino me permitiu que pudesse concluir essa história prestando a ele essa homenagem."

A emoção também está presente na contracapa do livro, que traz um texto assinado por Jô Soares, amigo de longa data de Ziraldo. "Você é o nosso grande sucesso mundial, um dos poucos gênios que esse país tem, já teve e terá. Você é incomparável. Você é um irmão muito querido, de outro estado e com uma pequena diferença de idade. Um irmão, acima de tudo, muito generoso, que nunca me negou nada do que lhe foi pedido", escreve Jô.

SERVIÇO
Ao mestre com carinho ; Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas
Organização de Edra. Melhoramentos. 192 páginas. R$ 95.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação