Diversão e Arte

Superman completa 80 anos. Conheça curiosidades sobre o herói!

O personagem surgiu nos quadrinhos em 1938. Antes, cogitou-se que ele fosse apresentado como vilão

Alexandre de Paula
postado em 20/03/2018 06:18

Christopher Reeve interpretava o Superman nos longas de Richard Donner

Há 80 anos, em 1938, surgia um dos maiores ícones do universo dos quadrinhos de herói: o Superman. ;E assim começam as mais surpreendentes aventuras do mais sensacional personagem de quadrinhos de todos os tempos;, dizia o início da edição número um da revista Action Comics, responsável por apresentar o alterego de Clark Kent.


Apesar de só aparecer, de fato, nos quadrinhos em 1938, o desenvolvimento do Superman teve início anos antes. A dupla Jerry Siegel e Joe Shuster começou a trabalhar no personagem em 1933. Um detalhe inusitado é que nos primeiros esboços, ele era representado como vilão. Só depois eles tiveram a ideia de transformá-lo em herói.

A princípio, o personagem foi recusado pela DC, que achava que o Superman não seria rentável. ;Como expliquei várias vezes, nossa empresa tem bem pouco a ganhar financeiramente com a publicação desse material;, escreveu Jack Liebowitz, publisher da editora, em resposta a um dos criadores do Homem de Aço, Jerry Siegel.

Ao longo dos anos, o Superman passou por diversas mudanças, que vão do uniforme à personalidade. Escritor e crítico de quadrinhos e cinema, Glen Weldon é autor do livro Superman ; Uma biografria não autorizada. Para ele, mesmo com as mudanças, é possível encontrar pontos decisivos que permanecem sempre no caráter do herói.

Os fatores para entendê-lo, segundo Glen, são dois: primeiro, ele coloca as necessidades dos outros acima das suas; segundo, ele nunca desiste. ;Isso é o que você precisa ter em mente para contar uma história do Superman. Esse é o núcleo de seu caráter;, disse em entrevista ao Correio sobre o livro. ;Todo o resto ; o traje, os poderes ; pode mudar, e mudou muitas vezes, ao longo dos anos. Mas, enquanto esses dois fatores essenciais permanecerem, ele ainda será Superman;, completa.
Brandon Routh como Superman em O retorno, de 2006
Revolucionário

Ao ver a representação mais clássica e comum do Superman é difícil imaginar que ele surgiu como um herói socialista, que se rebelava contra o sistema vigente. ;Ele lutava contra as corporações gananciosas, contra funcionários corruptos do governo e criminosos que tiravam proveito do homem comum. Era um agitador que lutou contra o status quo;, explica Weldon.

Tudo isso, no entanto, foi demolido quando a Segunda Guerra Mundial começou e o patriotismo tomou conta dos EUA. ;O fervor patriótico varreu o país. Então, ele se tornou um símbolo identificado com a América. Ele permaneceu assim desde então e se transformou em uma representação do americano republicano;, esclarece.

Desde então, ele se transformou, para Weldon, em uma versão do que os americanos querem acreditar que são, ;mesmo que não sejam;. ;Ele é imensamente poderoso, mas sempre usa esse poder sabiamente, olha para os menos afortunados... Essencialmente, ele é espelho que temos, mas um espelho muito lisonjeiro; que nos mostra o melhor de nós;, observa.

Para Glen Weldon, é importante também, ao analisá-lo, não deixar de lado que, como todos os super-heróis, o Homem de Aço é um ideal. ;Vê-lo simplesmente como um símbolo da América patriótica ; torta de maçã, beisebol etc. ; é perder o fato de que ele é um ideal. Um ideal que nunca podemos alcançar, mas esse é realmente o ponto de super-heróis como ele;, pondera.

Sacríficio

Uma das bases do Superman é o sacrifício em nome da humanidade, ao se colocar em um patamar menor diante das necessidades dos outros. Segundo Weldon, tudo isso foi inspirado em outras figuras que também representam o mesmo ideal.

Jesus Cristo e Moisés, por exemplo, são algumas das figuras em que a narrativa do Superman bebeu. ;É uma história simples e extremamente atraente. A ideia de um homem que não precisava fazer absolutamente nada, mas que opta por utilizar seus imensos poderes para ajudar os outros;, argumenta.

[FOTO3]

Nos cinemas

Nas telonas, o Homem de Aço passou basicamente por três fases principais, além dos seriados e telefilmes. A primeira nos longas dirigidos por Richard Donner nas décadas de 1970 e 1980. ;Eles têm muito daquele período, mas o desempenho de Christopher Reeve pegava o fato essencial da personagem: ele está aqui como um amigo, como alguém que está olhando para nós;, opina Weldon.

Depois, em 2006, o diretor Bryan Singer trouxe o herói de volta para os cinemas com Superman ; O retorno. ;Tem uma referência muito grande a Donner. Foi um exercício de nostalgia, o que faz algum sentido, mas a melancolia que o filme exalava parecia fora do lugar.;

O herói retorna em 2013 com Homem de Aço, de Zack Snyder. Interpretado por Henry Cavill, este é o atual Superman do universo da DC nos cinemas. ;Snyder não compreende realmente o altruísmo que é a base do Superman ; ele não acredita no altruísmo. Ele desconfia da noção de abnegação e mostra isso na tela. Além disso, ele acha que vai conseguir levar para o Superman o tom sombrio, férreo que Nolan trabalhou para os filmes do Batman. Isso mostra completamente que ele entende mal o que Superman é;, critica Weldon.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação