Diversão e Arte

Companhia de dança brasiliense lança campanha para custear espetáculo

A Duo Cia de Dança lançou campanha na internet para montar o novo espetáculo 'Raxo do céu'

Lígia Vieira*
postado em 20/03/2018 10:40

Até o mês de junho, a Duo Cia de Dança, companhia brasiliense de dança contemporânea, promove uma campanha de doações por meio da plataforma Catarse. O objetivo é arrecadar verbas para conseguir montar o novo espetáculo Raxo do céu. O dinheiro será destinado para a confecção de cenário e figurinos, aluguel da luz de palco e impressões dos programas.

As coreografias estão prontas e foram assinadas por Rodrigo Mena Barreto, diretor da companhia. Desta vez, além se apresentar, o grupo quer impactar algumas comunidades do DF ao oferecer workshops e palestras sobre dança para crianças carentes e promover sessões voltadas para o público idoso - os projetos ainda não têm uma data confirmada para ocorrer. Os integrantes também vão combinar outras artes à apresentação, como a literatura de cordel, as artes plásticas e a música.

A inspiração para fazer um espetáculo com essa temática veio da criação do diretor Barreto. ;A minha família é do Ceará e a gente sempre vê aquele povo sofrido, mas que tem energia, fé, é regionalista e espera a chuva cair. Isso me encanta;, conta. Ele ainda explicou que o assunto pode ser um meio da companhia conseguir se apresentar em outros estados do país, porque tem um conteúdo que pode ser entendido por qualquer brasileiro.

Quem conhece o trabalho da companhia espera sempre criatividade e uso de objetos não convencionais, como colchão inflável e muletas, elementos os quais foram utilizados em outros números, e, em Raxo do céu, não será diferente, Rodrigo adianta: ;Vamos usar elementos bem loucos, mas é surpresa".

A Duo aceita jovens que querem se tornar profissionais

Sobre a Duo Cia de Dança

Atualmente, a Duo Cia de Dança conta com 26 bailarinos, os quais estão divididos entre dois grupos: um com integrantes mais experientes e outro voltado para adolescentes que querem se profissionalizar. Ambos participam de competições no Brasil e também fora do país.

As coregrafias da equipe já ganharam mais de 280 prêmios em competições. Em julho do ano passado, por exemplo, alguns dançarinos participaram da competição internacional Valentina Kozlova, em Nova York, e levaram dois troféus o de terceiro e quarto lugar em categorias da dança contemporânea.

Rodrigo Mena Barreto é diretor da Academia Lúcia Toller e por meio das aulas que dá seleciona os alunos mais destacados para fazerem parte do projeto. Apesar de a Duo não ensaiar na academia e nem ter ligações com ela, Rodrigo explica: "Eu seleciono aqueles que estudam comigo, porque eu prezo a identidade coreográfica. Por isso, tenho de escolher pessoas que entendem 100% o modelo de dança o qual ensino. Eles também devem ter o mesmo perfil gestual, senão não há um conjunto e uma marca nossa".

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação