Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Projetos do DF procuram ensinar gratuitamente os caminhos da sétima arte

A iniciativa surgiu pois o cinema é uma arte cara, tanto para produzir, quanto para estudar

Seja pela tela grande ou também pela tela do celular, o cinema fascina gerações desde o final do século 19. Porém, apesar disso, é uma arte cara. Não só para produzi-la, como para estudá-la. É pensando nisso que projetos do DF procuram mudar essa realidade. São cursos e escolas que ensinam gratuitamente os caminhos da sétima arte.

Poder social

Surgido em 2007, o Jovem de Expressão, em Ceilândia, é um projeto constituído de ciclos de oficinas com três meses de duração. Com a intenção de ensinar para a comunidade o básico do cinema, o curso de audiovisual mostra novas possibilidades para os jovens de Ceilândia e entorno. ;As pessoas normalmente não tem dinheiro para bancar um curso como esse e ter isso gratuitamente em Ceilândia é um estímulo para realizar os nossos sonhos;, diz Emanoel Porto Nobre, aluno do curso.

Uma das produções que nasceram de alunos provindos do projeto é o documentário O sol nasce para todos, feito no Sol Nascente. ;O curso surge justamente da importância de dar voz ao povo;, explica Rayane Soares, coordenadora do Jovem de Expressão.

Cinema de guerrilha

Uma ideia e mãos à obra. No cinema, nem sempre esse lema se encaixa, pois, além da ideia, é preciso ter recursos. Para a Escola de Cinema Social Cine Braza, isso não é problema. A escola surgiu de movimentos sociais e tem disciplinas que vão da fotografia a cinema e documentário. ;Nossa proposta é trazer uma nova perspectiva do cinema, fazendo com que ele seja usado na parte educativa com a intenção de difundir as mensagens dos movimentos sociais;, afirma o coordenador da escola Marcelo Emanuel.


O curso é dividido em dois módulos e tem como produtos finais curtas e longas-metragens. Com isso, desde o seu surgimento, em 2011, a escola já contabiliza 12 curtas-metragens produzidos e dois longas em fase de finalização. ;Sempre pensamos que fazer cinema é algo feito somente por produtoras grandes e a Cine Braza vem com uma proposta de democratizar esse setor;, declara Pedro Moreira, ex-aluno e professor da escola.

Aprender a técnica

O Instituto Federal de Brasília (IFB) abriu esse ano uma nova graduação: o curso Produção em Áudio e Vídeo no câmpus do Recanto das Emas. Levado para alunos de ensino médio e comunidade, o curso é técnico e busca atender o mercado audiovisual de Brasília, com aulas de operador de câmera e som. ;Não importa como a pessoa vai usar o audiovisual. Se é em vídeos de casamento ou em uma produção de cinema independente. Nosso foco é a técnica da produção de cinema sem preconceitos;, diz a coordenadora Patrícia Barcelos.

O curso vai da teoria à prática do cinema, com disciplinas como história do cinema brasileiro e mundial. ;Apesar de ser técnico, o curso não quer que sejamos meros operadores de câmera, ele quer que possamos interferir de uma forma positiva no mercado de audiovisual;, conta a estudante Thaís Oliveira.


*Estagiária sob supervisão do subeditor Severino Francisco


Jovem de expressão

Praça do Cidadão

(EQNM 18/20 - Ceilândia Norte) Contato: (61) 3372-0957 // Site: www.jovemdeexpressao.com.br


Escola de Cinema Social Cine Braza

914 Norte cj F

Site: www.cinesocialbraza.com.br


IFB Recanto das Emas

Ch. 22, Avenida Monjolo, Recanto das Emas

Contato: 2103-2154 / 2103-2139 // Site: www.ifb.edu.br