Diversão e Arte

Festival de Cannes bane filmes da Netflix em competição

Banimento foi feito por conta da polêmica do ano passado, quando o público vaiou as produções do canal de streaming

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 28/03/2018 16:45
Elenco do filme 'Okja' na última edição do Festival de Cannes

As produções da Netflix estão fora da mostra competitiva de 2018 de um dos maiores festivais de cinema do mundo, o francês de Cannes. A informação foi dada pelo próprio presidente do evento Theirry Fremaux, que semana passada anunciou também o banimento de selfies durante o tapete vermelho e o cancelamento das sessões especiais para jornalistas e críticos, que agora assistirão as produções junto ao público. A edição 2018 do Festival de Cannes ocorrerá entre 8 e 19 de maio.

[SAIBAMAIS]A ação do Festival de Cannes não foi necessariamente uma surpresa, isso porque desde o ano passado a medida é debatida, quando os filmes Okja e The meyerowitz foram vaiados durante a exibição para a competição da Palma de Ouro. ;Nós temos de levar em conta que a existência desses poderosos novos meios, como Amazon, Netflix e em breve Apple. Nós vamos defender a imagem de um festival que assume riscos;, afirmou Theirry Fremaux ao portal francês Le film francais.

A grande crítica a presença das produções do streaming da Netflix no festival se dá pela ausência nas salas de cinema, tendo em vista que o festival é voltado a este meio. E Fremaux justificou: ;Ano passado, quando nós selecionamos os dois filmes eu achei que poderia convencer a Netflix a estrear os filmes no cinema, mas eles se negaram. As pessoas da Netflix amam o tapete vermelho do evento e gostariam de estar em outras edições do festival, mas eles entendem que a intransigência do modelo de negócios deles é exatamente oposta ao nosso;.

Fremaux ainda tentou minimizar as semelhanças entre o conteúdo produzido pela Netflix e os conteúdos direcionados ao cinema. ;O cinema continua a triunfar em todos os lugares, mesmo nessa época de ouro das séries. A história do cinema e da internet são duas coisas completamente diferentes;, completou.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação