Diversão e Arte

Guitarrista Celso Salim concorre a dois prêmios nos Estados Unidos

Celso Salim se mudou para Los Angeles em 2014

Nahima Maciel
postado em 29/03/2018 07:30
O guitarrista Celso Salim: de Brasília para os EUA, onde concorre a dois prêmios
O ano de 2018 segue generoso para o guitarrista brasileiro Celso Salim. Depois de participar do Internacional Blues Challenge em janeiro como representante da sociedade de blues do sul da Califórnia, ele agora está indicado a dois prêmios importantes de música independente dos Estados Unidos. Radicado no país desde 2014, para onde foi com a intenção de mergulhar no universo do gênero, Salim está na lista dos indicados ao 16; Independent Music Awards (IMA) e do International Songwriter Competition (ISC). São reconhecimentos de peso para o sexto disco do guitarrista e primeiro inteiramente produzido nos Estados Unidos.

Com nove faixas, sendo oito inteiramente autorais, Mamma;s Hometown, que também dá título à música indicada para o IMA, tem parcerias com o cineasta Douro Moura e com o cantor Rafael Cury, ambos de Brasília. Algumas das canções, como a do título do álbum, são inspiradas na própria infância de Salim. Mamma;s Hometown fala da cidade de Lima Duarte, no interior de Minas Gerais, terra natal da mãe do compositor. ;Foi inspirada nas minhas experiências de menino mesmo;, avisa. ;O disco tem muitas músicas que são fruto de experiências pessoais. É um disco de blues moderno com várias influências, como rock, soul, R.;

E também é um disco com novidades na produção de Salim. Quando chegou a Los Angeles, onde mora, precisou montar uma banda e incorporou músicos norte-americanos. ;Naturalmente, isso reformulou minha música;, explica.

Ele já esteve outras vezes entre os indicados do IMA e ganhou o prêmio quatro vezes em outras edições. Este ano, está indicado na categoria de melhor música R, com Mamma;s Hometown. Nomes como Dido, Erykah Badu, Joan Baez, Keith Richards, Laurie Anderson, Lou Reed e Ozzy Osbourne já estiveram no júri do IMA, que é patrocinado por instituições como a SOciedade americana de compositores, autores e editores (Ascap), Billboard e Music Trends Brazil, instituição dedicada a promover a música brasileira.

;Não é um Grammy, mas é um reconhecimento importante. Toco blues e canto em inglês. Esses prêmios são americanos e é muito legal ser reconhecido no país;, diz Salim, que concorre ao lado de outros seis brasileiros.

No ISC, o formato não é de prêmio ,mas de competição, e o guitarrista participa com Locked out in misery, faixa ;bem bluseira;, na categoria Blues. A parceria com Douro Moura pode ser ouvida no site do ISC (https://songwritingcompetition.com/peoplesvoicecategory~-4) e vai ser submetida a um jurado formado, entre outros, por artistas como Tom Waits, Lode, Ziggy Marley e Keane. ;Você ter esses caras de peso ouvindo a sua música é muito bom;, comemora Salim. Além de um grande prêmio de US$ 25 mil, há também premiação para primeiro, segundo e terceiro lugar, além de um júri popular cuja votação é realizada pela internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação