Diversão e Arte

Supla lança disco em que fala de tudo, da política à loucura

'Illegal' comenta temas da contemporaneidade, inclusive a imigração

Alexandre de Paula
postado em 05/04/2018 07:30

Novo álbum de Supla tem duas versões: uma em português e outra em inglês

Há algum tempo, Supla não se limita à função de cantor e compositor. Empresário, assessor de imprensa... O artista assumiu com seriedade o papel de gerenciar todas as áreas do seu trabalho. Agora, no novo álbum Illegal, ele dá ainda mais mostras de como pode ser versátil: canta em inglês, português, espanhol; passeia nas letras por temas que vão da política à reflexão sobre os tempos digitais e ao amor; e vai do punk rock à new wave.

;Meu som hoje é uma mistura. Seria música do Supla, tem new wave, punk, punk pop, hardcore, metal, balada com menções à música da Polinésia, música eletrônica;, descreve Supla. ;E essa mistura vem da necessidade de pensar em música, de pesquisar, de trabalhar;, completa.

Supla narra o tempo que vive, seja com tons reflexivos seja com pegada mais bem humorada. Por isso, a diversidade de temas que compõem o 15; álbum da carreira. ;É como se eu fosse quase um repórter, só que eu coloco em forma de música, ritmo e harmonia. Música tem que falar de tudo, do que mexe com a vida, então falo de política, e de loucura, de rock;n roll, de tudo;, explica. ;E tem também um lado irônico, em que é como se eu fosse um comediante.;

Já na faixa de abertura (que leva o mesmo nome do disco), Supla aborda um tema dos nossos tempos: a questão da imigração. Em Illegal, ele mistura línguas para mostrar que é preciso valorizar e ter compaixão por quem busca uma nova vida em outros países. No vídeo produzido para a faixa, ele quebra muros em referência clara às políticas contra imigração do atual presidente norte-americano, Donald Trump.

[VIDEO1]

;Acho que falta compaixão, não me importam partidos, os lados, mas falta humanidade nessa questão;, acredita. ;Eu quis mostrar na música todos os imigrantes trabalhando de uma forma justa, contribuindo para a sociedade. Por isso tem uma japonesa, uma pessoa da Síria, outra da Bolívia e canto em três línguas, sem fronteiras;, observa.

Internacional

Illegal ganhou duas versões, uma em português e outra em inglês (até porque Supla tem uma carreira também no exterior). Ao todo, são 16 canções em cada uma, mais uma faixa-bônus (uma releitura de Imagine, de John Lennon). ;É um trabalho difícil, acho que nunca vi isso no Brasil, lançando em inglês e português as mesmas canções;, avalia.

Transpor as músicas para outra língua é um trabalho complexo e demorado, conta Supla. ;Às vezes, a mixagem vem diferente porque o som da palavra em inglês e português é diferente. É estranho isso, mas aconteceu várias vezes e foi preciso mudar timbre de algum instrumento. Não é só cantar de novo;, comenta. O trabalho, no entanto, foi recompensador, garante. ;Eu fiquei bem contente com o resultado.;

SERVIÇO

Illegal

Supla. Independente. 17 faixas (em inglês e português). Disponível nas plataformas digitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação