Diversão e Arte

Canais de humor fazem sucesso na web; conheça alguns deles

A internet abre espaço para uma série de canais que exploram temas e abordagens não contemplados pela tevê

Robson G. Rodrigues*
postado em 09/04/2018 07:35
Youtuber Whindersson Nunes
As plataformas digitais se transformaram num grande palco para humoristas e comediantes brasileiros. Cada vez mais bem elaboradas, as produções audiovisuais cômicas compartilhadas on-line tornaram-se alternativa à televisão, que, por décadas, dominou a difusão de programas e seriados voltados ao humor. Mas também é possível fazer virais com simplicidade de um take por meio de um smartphone. Tecnologia e bom-humor formaram um casamento de sucesso no país.

Uma pesquisa da Google Preferred revelou em 2017 que os canais de comédia brasileiros lideraram a audiência no YouTube. O estudo afirma que os seis principais canais humorísticos (Whindersson Nunes, Porta dos Fundos, Parafernalha, Christian Figueiredo, Mr Poladoful e 5inco Minutos) ultrapassam, juntos, a faixa de 58,7 milhões de inscritos, dos 98 milhões de usuários.

A crescente popularização do acesso à internet no Brasil ; o número de usuários saltou de 7,2 milhões em 2005 para 39,3 milhões em 10 anos, segundo o IBGE ; democratiza não só o consumo de conteúdo audiovisual, como também a produção.

;A narrativa visual feita na internet herda um formato que vem da tevê, utilizando-se de técnicas que a gente já conhecia. Mas, com a internet, entram outras possibilidades, o indivíduo comum criando;, explica Fabíola Calazans, pesquisadora de tecnologias da comunicação e da informação e professora na Universidade de Brasília (UnB), que acredita numa complementaridade entre as duas plataformas.

;Como a internet é um ambiente democrático, todos estão ali mostrando o próprio trabalho, resolvi mostrar o meu também;, comenta Whindersson Nunes. É nesse terreno propício para a descontração que se construiu a figura de Whindersson, personalidade considerada mais influente de 2017 do meio audiovisual televisivo ou on-line. A lista Os influenciadores de 2017 ; Quem brilha na tela dos brasileiros, encabeçada pelo piauiense, foi desenvolvida pelo Instituto Provokers, empresa especializada em pesquisa de mercado, e conta com outras três personalidades construídas na internet (Julio Cocielo, Felipe Castanhari e Felipe Neto) entre os 10 maiores influenciadores do Brasil.

Com humor compartilhado nos meios digitais, Whindersson desbancou, como influenciador, grandes figuras da televisão. ;Hoje vejo a internet como a minha segunda casa, uma porta para meus objetivos;, comenta o humorista. ;Eu nunca pensei em ir para a tevê, mas se surgirem convites, claro, vou analisar com muito cuidado cada um deles;, completa Whinderson, que acumula impressionantes 29 milhões de assinantes no canal que leva o nome dele.

As redes sociais serviram de trampolim para diversos artistas chegarem a um almejado espaço nos programas televisivos. Hoje, comediantes encontram na internet o ambiente ideal para consolidar os trabalhos e arejar o humor no Brasil.

Para Thiago Romariz, gerente de conteúdo do Omelete, os quadros vinculados às plataformas digitais cativam mais o público jovem, interessado em identificação. ;Na internet, os humoristas conseguem conversar individualmente com cada audiência, de forma mais pessoal;, afirma. Ele acredita que o conteúdo cômico desenvolvido nas redes vem influenciando até mesmo meios tradicionais. ;O stand up comedy, e mesmo programas de tevê, como o Tá no ar: A TV na TV, emulam muito do que é feito na internet;. Ian SBF, diretor e produtor dos canais de vídeo on-line Porta dos Fundos e Anões em Chamas e de quadros da Rede Globo, observa que a internet abre espaço para que se fale sobre assuntos variados.

;O Porta (dos Fundos) fez com que a tevê criasse conteúdos diferentes, se reinventasse;, explica Ian. Mesmo depois do estrondoso sucesso na internet (são quase 14 milhões de inscritos no canal), o Porta dos Fundos abriu os horizontes, passando também a ser exibido na televisão fechada. ;Dessa forma podemos alcançar um novo público, que só teve acesso ao Porta graças ao canal Fox. São nichos diferentes que assistem à tevê e à internet;, compara Ian.


Segmentação de público


Menos abrangentes em públicos do que Porta dos Fundos e Whindersson Nunes, outros canais fazem um tipo de humor segmentado. Romariz, do Omelete, é responsável por um dos maiores sucessos recentes do YouTube. A convite dele, membros do canal TV Quase prepararam o Choque de Cultura, transmitido pela Omelete. ;É um programa bastante refinado, com um roteiro muito bem trabalhado, apesar de poder parecer bobo;, analisa. Estreado em 2016, o pseudo talk-show Choque de Cultura satiriza a figura do cinéfilo e do crítico cinematográfico da forma mais esdrúxula possível: quatro ;motoristas de van; se reúnem para debater cinema. São eles ;os maiores nomes do transporte alternativo;, Rogerinho do Ingá (Caito Mainier), Julinho da Van (Leandro Ramos), Maurílio dos Santos (Raul Chequer) e Renan (Daniel Furlan). O grupo chegou a ter mais de 2 milhões de visualizações em um único vídeo.

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;Não precisamos fazer algo para todo mundo entender, como é na televisão;, diz Caito Mainier, o ator que interpreta Rogerinho, personagem- apresentador do Choque de Cultura e que caracteriza o programa como ;ácido, artístico e respeitoso a temas sensíveis ; apesar de nem sempre acertar;.

;A tevê restringe mais o conteúdo. Na internet, o pessoal que procura nossos programas entendem as piadas de antemão, tem mais identificação;, comenta Caito, que vê ;piada; como elemento secundário no roteiro de Choque de Cultura. ;Gostamos mais da ideia de trabalhar camadas. Fazemos um humor de referências que não precisam ser conhecidas e tornam os personagens mais próximos da realidade, apesar de ter muito absurdo;.

A segmentação de público proporcionada pela internet, acredita a pesquisadora Fabíola Calazans, se dá por questões estratégicas de direcionamento de conteúdo. ;Com as tecnologias capazes de analisar tendências de consumo diferentes, é possível oferecer produtos diretamente a potenciais compradores;.

A expectativa, portanto, é de que as produções, sobretudo da internet, sejam direcionadas cada vez mais a nichos específicos, explorando assuntos como forma de identificação e de estratégia comercial.


Programas de humor inusitados para assistir na internet


Gzaiden
Na internet, um dos primeiros canais humorísticos a fazer sucesso veio com apenas meses após o surgimento do YouTube. Utilizando-se de qualidade de imagem e de som precários compensados pela criatividade de sobra, o brasiliense Guilherme Zaiden foi um dos primeiros expoentes da internet, antes sequer que o termo ;youtuber; qualificasse a atividade do rapaz, em 2006. O primeiro e maior sucesso dele foi satirizando a onda da época: Confissões de um Emo. Após uma década sem postagens, Zaiden voltou a alimentar o canal (GZaiden) com espaçados intervalos entre vídeo e outro.
O último programa do mundo
Quase tudo pode acontecer em qualquer instante do caótico O último programa do mundo. Com pensamentos inspirados e cínicos, Daniel Furlan comanda o show em que os convidados são, por regra, desinteressantes. O cartunesco Vice-Cônsul de Honduras (Juliano Enrico) é o ajudante fluente em língua nenhuma do apresentador. Surgido meses antes da antiga MTV Brasil fechar as portas em 2013, o programa foi exportado para a internet e ganhou novos episódios este ano no canal TV Quase do YouTube.
aNellysando
Em uma visita ao Museu de Arte Moderna, o ator Joel Vieira gravou por lá o que seria a visita de sua mãe à exposição. O resultado foi o viral com o título Minha mãe numa tarde no museu;, que angariou mais de 1,5 milhão de visualizações na página do Facebook de Joel, aNellysando, e chamou a atenção para o trabalho dele, que também é dublador da Cartoon Network, encarna com carisma ímpar personagens diversos e reinterpreta vídeoclipes e propagandas
A sociedade da virtude
A animação brasileira feita para a internet satiriza com acidez o universo dos super-heróis. Ian SBF, produtor do Porta dos Fundos, criou o desenho, que primeiro surgiu se chamando ;society of virtue;, com os episódios dublados em inglês, para depois vir com a versão em português. Apesar de os personagens serem super-heróis, as aventuras que se passam no desenha não são para crianças.
Vai Curupira
;Somos dois tetraplégicos, medalhistas paralímpicos de tênis de mesa e doidos;, é como se definem os youtubers brasilienses Guilherme Costa e Aloisio Lima no canal Vai Curupira. Com bastante humor, os atletas quebram tabus e se permitem brincar com a própria deficiência ; a começar pelo nome do canal. Os vídeos do programa vão ao ar semanalmente na página.

* Estagiário sob supervisão do editor José Carlos Vieira

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