Diversão e Arte

Grupo brasiliense Sai da Frente é premiado em Nova York

Os artistas conquistaram prêmio na 16ª edição do Independent Music Awards (IMA)

Irlam Rocha Lima
postado em 10/04/2018 07:20
O Sai da Frente conquistou prêmio na categoria
A música de Brasília pede passagem. Já há algum tempo instrumentistas candangos vêm brilhando no Brasil e no exterior. Do bandolinista Hamilton de Holanda ao violonista Rafael dos Anjos, são muitos os exemplos de talentos com carreira iniciada na capital que ganharam o reconhecimento do público e da crítica fora dos limites do Distrito Federal e do país.

O mais recente é o grupo Sai da Frente, premiado na 16; edição do Independent Music Awards (IMA), evento realizado no influente Lincoln Center em Nova York,no dia 31 último. Lá, Victor Angeleas (bandolim), Vinicius Vianna (violão 7 cordas), Nelsinho Serra (cavaquinho) e Júnior Viegas (pandeiro) conquistaram o troféu na categoria ;debut álbum;, como o CD de estreia, lançado em julho de 2017.

Considerado o mais destacado evento do gênero em todo o mundo, o IMA é formado por uma comunidade global de artistas inovadores, profissionais do mercado internacional, engajados com a música independente. A premiação é atribuída apenas a músicos que empreendem seus próprios álbuns; e no seu segmento equivale, em termos de importância, aos ;grammys; capitaneados pela indústria das grandes gravadoras.

Neste ano, o IMA contou com a participação de 400 concorrentes, que representaram 94 países ; sete deles do Brasil: Celso Salim (Brasília), Delia Fischer e Gustavo Ballesteros (Rio de Janeiro), Lisa Kalil (São Paulo), Jô Nunes (Curitiba) e Gabriella Grisi (João Pessoa). O Sai da Frente concorreu também na categoria álbum latino.

Criado há 10 anos, o grupo foi formado no âmbito da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabelo. Originalmente, era um trio, mas três anos depois passou a contar com o cavaquinista Nelsinho Serra. Aqui na cidade tem feito muitos shows, assim como em outras cidades brasileiras. Antes do lançamento desse CD premiado, o quarteto se apresentou em Berlim, Frankfurt e Zwingeberg, na Alemanha.

;Fomos selecionados para participar do Independent Music Awards, após a audição pelos jurados do nosso disco de estreia, lançado em julho de 2017, com show no Espaço Cultural do Choro;, conta Victor Angeleas. ;O CD tem nove faixas e sete delas são de minha autoria, entre as quais Casa de bamba, Joropo e a que deu título ao trabalho. Com o Vinicius Vianna compus o frevo Lembranças de Olinda;, acrescenta. Nelsinho Serra fez o choro Esperando.

Victor diz que, no Lincoln Center, além de tomar parte da cerimônia de premiação, o Sai da Frente comandou uma roda de choro no Lincoln Center. ;Depois, fomos para o Brooklin, onde nos encontramos com o baixista Eduardo Bello, o pianista Felipe Viegas e o saxofonista Lívio Almeida, todos brasilienses radicados em Nova York, com os quais fizemos uma jam session;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação