Diversão e Arte

Nova regra do Festival de Cannes exclui Netflix da premiação

O Festival determinou a exclusão de todos os filmes não exibidos nos cinemas franceses

Agência France-Presse
postado em 12/04/2018 09:41
logo da netflixUma nova regra do Festival de Cannes excluiu a Netflix da edição deste ano, informou nessa quarta-feira (11/4) Ted Sandoros, diretor de conteúdo da empresa americana.

O Festival, que nesta quinta-feira (12/4) anuncia sua seleção, determinou a exclusão de todos os filmes não exibidos nos cinemas franceses.

"Queremos que nossos filmes estejam em pé de igualdade com os demais. Se existe o risco de nossos filmes e cineastas receberem um tratamento desrespeitoso no festival (...) acredito que é melhor não estarmos lá".

No ano passado, a Netflix optou por não distribuir para os cinemas seu filme "Okja" para não retardar a exibição entre seus assinantes. Também concorreu com "The Meyerowitz Stories", de Noah Baumbach.

A lei francesa determina que após a estreia nos cinemas, um filme deve aguardar quatro meses para ser lançado em DVD ou no sistema OnDemand. Depois de 10 meses pode ser exibido na TV aberta e após 36 meses em qualquer serviço ;streaming;.

A Netflix não descarta exibir seus filmes nos cinemas franceses, mas se nega a esperar três anos para tê-los em sua plataforma.

"Esperamos que [Cannes] mude as regras, se modernize (...). Propomos que Cannes se reúna com a comunidade mundial do cinema".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação