Publicidade

Correio Braziliense

Há 129 anos, nascia Charlie Chaplin; confira momentos marcantes do artista

Chaplin morreu aos 88 anos em 1977 e completaria 129 nesta segunda-feira (16/4)


postado em 16/04/2018 18:15 / atualizado em 16/04/2018 18:31

O personagem mais famoso do artista foi O Vagabundo, com o qual protagonizou vários de seus filmes mais célebres(foto: Reprodução/Internet)
O personagem mais famoso do artista foi O Vagabundo, com o qual protagonizou vários de seus filmes mais célebres (foto: Reprodução/Internet)
 
Popularmente conhecido como Charlie Chaplin, Sir Charles Spencer Chaplin nascia há 129 anos. A morte em 1977 aos 88 anos não levou o londrino ao esquecimento. Pelo contrário, Chaplin ainda é considerado um dos maiores ícones do cinema mundial e sua arte permanece relevante e cultuada nos dias atuais.

Durante a carreira que durou mais de 75 anos, Chaplin atuou, dirigiu e/ou escreveu 81 filmes e ganhou três Oscars, dos quais dois foram honorários. 

O indistinguível Vagabundo, ou Carlitos, caracterizado pelo bigodinho quadrado, a cartola e a bengala, é o mais famoso personagem do Chaplin, com que protagonizou Luzes da cidade e Tempos modernos, marcos do cinema mudo.

A recorrente crítica de Chaplin a poderosos ganhou forças no cinema falado em O ditador, em que Hitler e o fascismo foram satirizados pelo artista. Em Luzes da Ribalta, comprovou a própria versatilidade  interpretando um comediante fracassado no drama.

A morte em decorrência de um derrame cerebral foi cercada de controvérsias. Três meses depois, o corpo de Chaplin foi roubado da sepultura e pôde ser recuperado e cremado apenas dois meses depois. 

Confira momentos marcantes da trajetória de Charles Chaplin


 
 
 




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade