Diversão e Arte

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional faz concerto gratuito na terça

Obras de Fabian Müller, Ricardo Calderoni e J. Brahms serão apresentadas

postado em 16/04/2018 19:45
A regência fica por conta de Claudio Cohen
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro se apresenta nesta terça (17/4) no Cine Brasília com concerto que traz obras dos compositores alemães Fabian Müller e Johannes Brahms, além do brasileiro Ricardo Calderoni.

O maestro Claudio Cohen irá reger as obras Canto para orquestra de cordas de Fabian Müller, Brazilian lands de Ricardo Calderoni e Concerto n; 1 para piano e orquestra de Johannes Brahms.

As obras de Müller já foram interpretadas por grandes músicos mundiais e o compositor já esteve em prestigiadas salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall em Nova Iorque, o Teatro Colón em Buenos Aires, o St. Filarmônica de Petersburgo na Rúsisa e a Tonhalle Zurique na Suiça. Fabian Müller escreveu três obras encomendadas pelo percussionista escocesa Evelyn Glennie.

Em 1858, Johannes Brahms compôs a obra Concerto n;1 para piano e orquestra em ré menor. Um ano depois, o compositor fez a estreia pública da obra em Hannover, na Alemanha. Foi o primeiro trabalho orquestral executado e o primeiro realizado para a aprovação do público.

Já Ricardo Calderoni representa diversas paisagens musicais com os mais diversos ritmos brasileiros, como o baião, o choro, a bossa nova e o samba. Calderoni é diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica Humanitas.

O solista é Joseph-Maurice Weder, que nas últimas temporadas se apresentou em algumas das mais prestigiadas salas de concertos do mundo, incluindo a Berliner Philharmonie, a Musikverein Vienna, a Laeiszhalle Hamburg, a Wigmore Hall London, a Tonhalle Zurich e a Wiener Konzerthaus. O suiço já esteve em turnês pela América do Sul e na Europa em várias oportunidades. Tocou com a Südwestdeutsche Philharmonie, Orquestra de Câmara da Filarmônica do Cazaquistão, Sinfonieorchester Basel, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra de Câmara da Cidade de Bratislava e Orquestra de Câmara da Filarmônica da Baviera.
Serviço
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Terça-feira(17/4), às 20h, no Cine Brasília (106/107 sul). Entrada gratuita por ordem de chegada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação