Diversão e Arte

Prêmio Profissionais da Música traz atrações durante toda a semana

Roberto Menescal é o grande homenageado da quarta edição, que vai até sábado

Irlam Rocha Lima
postado em 17/04/2018 07:09
Roberto Menescal é o grande homenageado do Prêmio Profissionais da Música
Uma extensa programação, que inclui painéis, palestras, workshops, shows e a entrega do troféu A Parada da Música será desenvolvida de hoje a sábado pela quarta edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), que conta com a participação de músicos do Brasil e do exterior. O grande homenageado é o compositor e violonista Roberto Menescal, um dos expoentes da bossa nova.

;O PPM tem como objetivo expor e reconhecer a contribuição de diversos profissionais envolvidos na criação, produção e circulação de música e audiovisuais dos mais variados segmentos;, destaca o idealizador e produtor do evento Gustavo Vasconcellos. ;Buscamos colaborar para o desenvolvimento de oportunidades e de novos negócios deste importante setor da criação artística, e por meio de parcerias, expandir fronteiras, promover intercâmbios e disseminar legados;, acrescenta.

A produção do Prêmio recebeu um total 988 inscrições, provenientes de 17 estados e 44 cidades brasileiras. Desses, 328 foram selecionados e concorrem ao troféu em 53 categorias. A premiação ocorre no sábado, às 21h, no Cota Mil (Setor de Clubes Sul). Um dia antes, os participantes serão recebidos em sessão solene na Câmara Legislativa, e, durante o evento, Roberto Menescal recebe a homenagem da organização do PPM.

Menescal falou ao Correio sobre o reconhecimento da sua contribuição para a música popular brasileira, que, segundo ele, se acentuou a partir de 2017, quando completou 80 anos. ;Desde o ano passado tenho cumprido uma intensa agenda de compromissos no Brasil. Só para o CCBB fiz 20 shows, inclusive em Brasília; e em todos os lugares sou reverenciado pelas pessoas. Tive, inclusive, de desmarcar apresentações programadas para a Europa e o Japão;.

O autor de 750 composições ; todas gravadas ;, entre elas os clássicos Bye bye Brasil, Nós eu mar, O barquinho, O telefone e Você, recebe com gratidão a homenagem do Prêmio Profissionais da Música. ;Estou muito feliz com essa deferência, principalmente porque ela não tem como foco apenas o meu legado, mas também o que continuo fazendo em prol da nossa música.; Na quinta-feira, às 10h, no Pier 21,ele faz palestra sobre o tema E aí, qual é a sua bossa?

No mesmo local, entre quinta-feira e sábado, em diferentes horários, ocorrem palestras de outros músicos e showcases. Num deles, a violinista Khatia Pinheiro e convidados apresentam a Toccata para Menescal. Amanhã, às 17h, a cantora gaúcha Camila Lopez faz show em tributo a Elis Regina, para recepcionar o homenageado e os demais participantes do PPM.

Prêmio Profissionais da Música
De hoje a sábado em vários locais
da cidade. A entrada é franca.
Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação