Diversão e Arte

Diretora Carolina Jabor fala sobre linchamento social e tribunais da web

'Aos teus olhos' ao tratar de pedofilia reflete em torno de perseguições nas redes sociais

Ricardo Daehn
postado em 18/04/2018 07:05

Daniel de Oliveira estrela o polêmico filme nacional

Com dois filhos em casa cercados pelo acesso à internet, a cineasta Carolina Jabor, aos 43 anos, tem receios e sobressaltos comuns a qualquer pai ou mãe. ;Não há quase limites ao acesso com a rede: tanta informação, tanta gente interagindo. A não seleção é o que mais me preocupa. Na atualidade, quase tudo é oferta;, conta ela, ciente da vulnerabilidade avizinhada do protagonista do mais recente filme dela em cartaz: o professor de natação Rubens (Daniel de Oliveira), quase um sinônimo de linchamento social, em Aos teus olhos. Na trama, pela passagem num vestiário vazio, junto com o pequeno aluno Alex (Luiz Felipe Mello), Rubens tem a condição de abusar da criança, pelo que especula uma corrente de personagens da fita.

Carolina Jabor trata de pedofilia, em novo filme

O tema universal, que já rendeu vendas do filme para China e Estados Unidos, de um beijo amaldiçoado, até faz lembrar a clássica peça O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. Haveria então algo da dramaturgia dele? ;Nelson Rodrigues faz parte da minha educação artística, mas nesse filme não chegamos a olhar para essa peça dele que considero uma grande obra;, comenta. Na verdade, a peça O princípio de Arquimedes (de Josep Maria Miró) e o filme de Ventura Pons El virus de la por nutriram o roteiro de Lucas Paraizo, sempre lembrado por séries como A teia, O caçador e O rebu.

;Os pré-julgamentos pelas redes sociais são muito perigosos pela possibilidade não apenas de destruir a reputação de uma pessoa. São todos contra um, e você (vítima) nunca consegue se defender. A maior identificação das pessoas, em relação ao filme, tem sido esta do linchamento virtual. Culpadas ou não, pessoas ocupam sempre o papel de vítima, pelas circunstâncias. São tantos os caminhos da difamação que, pelos rastros da internet, até mesmo a busca pela verdade se mostra inviável;, comenta a diretora que, com o filme, obteve reconhecimentos no Festival do Rio (na votação popular, melhor filme; além de ter sido destacado pelo roteiro e pelos atores) e na 41; Mostra de São Paulo (melhor ficção nacional).


Empatia

No último mês, com a divulgação do filme, a cineasta tem colhido e acolhido a empatia com personalidades, como o coreógrafo Wagner Schwartz (execrado na rede, pela participação em La bête, mostrada no MAM), além da ampla identidade com professores de jovens alunos. ;Um pai, por implicância, pode causar muitos estragos;, simplifica a diretora.

Uma atenção especial de Aos teus olhos veio na composição do elenco: ;Daniel de Oliveira é um ator extraordinário, que vai do bom moço ao vilão ; uma característica fundamental para a composição de Rubens. Com o Luiz Felipe Mello, nós tivemos todo o cuidado e conversamos muito com ele, a mãe e a avó. Além de ele ser um menino mais velho do que o personagem, e que quer ser ator, o ambiente da produção foi muito profissional, e abordamos bastante o assunto central, sem trazer nenhuma cena que comprometesse;.

Num retrospecto de carreira ; a diretora de Boa sorte (longa em que Deborah Secco vivia personagem soropositivo) ;, ao falar de Aos teus olhos, não deixa de trazer à tona outra questão da internet relacionada à efemeridade. Com o documentário O mistério do samba (2008), sobre a Velha Guarda da Portela, ela aproveita para reverenciar Dona Ivone Lara. ;Ela, para mim, representou a tradição. Com ela, vem a importância da firmeza, da fortaleza ; ela é a rainha do samba, para ser eternamente celebrada e jamais esquecida.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação