Publicidade

Correio Braziliense

Cine Brasília exibe documentário sobre mulheres pioneiras de Brasília

Filme documentário 'Poeira e batom - 50 mulheres na construção de Brasília' faz parte da programação que homenageia à capital federal


postado em 20/04/2018 14:20 / atualizado em 20/04/2018 14:21

'Poeira e batom - 50 mulheres na construção de Brasília' é obra de Tânia Fontenele(foto: Reprodução/Internet)
'Poeira e batom - 50 mulheres na construção de Brasília' é obra de Tânia Fontenele (foto: Reprodução/Internet)
 
O Cine Brasília fará uma homenagem para as mulheres candangas na celebração do aniversário de Brasília. O filme-documentário Poeira e batom - 50 mulheres na construção de Brasília será exibido em 21 e 22 de abril, às 11h.

Visto como um símbolo de progresso e desenvolvimento, a construção de Brasília foi impulsionada por trabalhadores e trabalhadoras comuns, que viam a oportunidade de melhoria de vida na nova capital federal. 

O documentário é resultado da obra de Tânia Fontenele. O filme é contado por meio de depoimentos de mulheres pioneiras que chegaram à cidade entre 1956 e 1960. O trabalho revela a participação efetivas dessas mulheres na construção da nova capital brasileira e a importância desse momento histórico de se construir no centro do Brasil a moderna Brasília.

Confira a sinopse do filme

O documentário apresenta a saga da construção de Brasília contada por 50 mulheres que chegaram entre 1956 e 1960. História recuperada dessas mulheres que aceitaram o desafio de vir para uma cidade em plena construção. São mulheres das mais diferentes profissões e classes sociais. Todas queriam ajudar o país a ser melhor. Para elas, construir Brasília simbolizava o moderno e a inovação na educação, nas relações sociais, na arquitetura, nas artes. Relatos das demarcações das terras, acampamentos de madeira, desafios e agruras na antiga Cidade Livre.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade