Diversão e Arte

'Diálogos Contemporâneos' convida ativista Djamila Ribeiro para debate

Filósofa abordará o tema 'Diversidade cultural e de gênero no Brasil: a construção de uma sociedade democrática e fraterna e o respeito às diferenças'

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 23/04/2018 11:50
Filósofa e ativista Djamila Ribeiro é a convidada do projeto Diálogos Contemporâneos
A pesquisadora, mestre em filosofia política e ativista negra Djamila Ribeiro fará uma palestra no projeto Diálogos contemporâneos. A filósofa abordará o tema Diversidade cultural e de gênero no Brasil: a construção de uma sociedade democrática e fraterna e o respeito às diferenças, em dois horários. O primeiro será no auditório FTD da Universidade de Brasília, às 13h30, e o segundo no Museu Nacional da República. A entrada é franca e sujeita a lotação.

O tema tem como proposta promover uma reflexão sobre diversidade voltada para a percepção da existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturais, etnias e gerações.

Sobre Djamila Ribeiro

Conhecida no país por seu ativismo na internet, Djamila Ribeiro é pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atuando em temas como relações raciais e de gênero e feminismo. Em 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo durante a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Atualmente, Djamila Ribeiro é colunista da Carta Capital, Blogueiras Negras e Revista Azmina.

Edições anteriores

Idealizado por Nelson Rodrigues, da Associação dos amigos do cinema e da cultura, o projeto Diálogos Contemporâneos tem como objetivo reunir um grupo de 11 intelectuais, escritores e artistas para discutir temas políticos e sociais, que, nos últimos anos, têm movimentado o cotidiano dos brasileiros.

Já passaram pelo projeto a escritora Marcia Tiburi, autora de Como conversar com um fascista; Renato Janine, professor e ex-ministro da educação; Célia Xakriabá, professora e membro da liderança indígena do Brasil; Viviane Mosé, filósofa, poetisa e psicanalista; Jessé Souza, sociólogo e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O que vem por aí

Após as palestras de Djamila Ribeiro, os próximos encontros ocorrem no mês de maio. O primeiro encontro será no próximo dia 8, com Fernanda Kaingáng, indígena especialista em biodiversidade. Ela abordará o tema Os esquecidos: Identidade, Território e afirmação das Nações Indígenas brasileiras.

Em 15 de maio, o professor de filosofia Vladimir Safatle levantará questões sobre religiosidade e estado laico, com o tema Estado, Igreja e Democracia - Novas Religiões, Teologia da Prosperidade e os desafios do secularismo.

O último encontro do mês de maio será no dia 29, com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, apresentando o tema A cultura do descarte, a sociedade de consumo e a tragédia do meio ambiente.

O penúltimo encontro da série de diálogos ocorre em 5 de junho, com o economista Luiz Gonzada Beluzzo, ministrando o tema Mobilidade social e empreendedorismo - o estado, o mercado e as possibilidades de superação das desigualdades e de ascensão social na sociedade brasileira.

Diálogos Contemporâneos encerra as atividades wm 12 de junho com o debate sobre duas das condições humanas mais preocupantes do século 21: a depressão e a solidão, com a palestra O espaço do amor e da afetividade nas grandes cidades da antropóloga Mirian Goldemberger.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação