Publicidade

Correio Braziliense

Dia do Choro e aniversário de Pixinguinha são comemorados hoje (23/4)

Oficializada em setembro de 2000, a data celebra um dos gêneros tradicionais do Brasil


postado em 23/04/2018 19:51 / atualizado em 23/04/2018 19:51

O choro, também conhecido como chorinho, é celebrado hoje em todo o Brasil. Trata-se do aniversário de Pixinguinha, que nasceu em 23 de abril de 1897. Devido à importância do artista para o estilo musical, seu aniversário foi escolhido como o Dia Nacional do Choro. Oficialmente, a data foi estabelecida em 2000.

Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha, é o autor de músicas como André de sapato novo, Um a zero, Lamentos e Carinhoso. O músico é considerado o maior nome do gênero musical e completaria hoje 121 anos. "Pixinguinha" vem de "Pizindim", apelido dado a ele pela avó e que significa "menino bom" em um dialeto africano. O músico morreu no Rio de janeiro, em 1973, com 75 anos.

Outras personalidades importantes do choro são Chiquinha Gonzaga, Paulinho da Viola e Jacob do Bandolim. Este, além de músico, foi um grande pesquisador musical e um dos principais músicos a inserir o bandolim na Música Popular Brasileira. Hoje, o instrumento é presença certa nas rodas de choro. 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade