Publicidade

Correio Braziliense

Feira Internacional do Livro de Brasília homenageará a literatura uruguaia

Cerimônia de lançamento da programação da 34ª edição apresentou as estruturas e as novidades do evento deste ano


postado em 26/04/2018 14:00 / atualizado em 26/04/2018 14:07

Ana Maria Machado será uma das homenageadas da 34ª edição do evento(foto: Lourenço Baeta/Divulgação)
Ana Maria Machado será uma das homenageadas da 34ª edição do evento (foto: Lourenço Baeta/Divulgação)
 

A programação da 34ª edição da Feira Internacional do Livro de Brasília foi divulgada, nesta quinta-feira (26/4), em uma cerimônia na Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios. Tradicional na programação da cidade, o evento é conhecido por reunir escritores nacionais e internacionais lançando obras e participando de debates.

O evento, que será feito em parceria com o Instituto Latinoamerica, ocorrerá de 1º a 10 de junho, no Pátio Brasil Shopping, e terá como tema "Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?".

Além disso, pela primeira vez, a feira fará uma homenagem ao Uruguai. "A partir de agora vamos ter a cada ano um país no qual faremos homenagem. Este ano será nosso país irmão, o Uruguai. Queremos com isso atenuar as diferenças por meio da arte e da literatura", diz Atanagildo Brandolt, presidente do Instituto Latinoamerica. 

 

Apesar deste ano a feira se tornar internacional com a homenagem ao Uruguai, o evento busca prestigiar a literatura brasileira e, principalmente, candanga. "O Brasil precisa ler o Brasil, porque é assim que conseguimos entender esse país. Por isso, trazemos uma discussão rica sobre a literatura local e nacional, transmitindo esse legado de conhecimento para nossas crianças e jovens", conta Maurício Melo Júnior, curador da feira durante a cerimônia de lançamento da programação.

 

Além disso, o evento receberá vários outros autores de municípios do Entorno. "Esse ano temos 18 municípios do Entorno sendo representados na feira. Cada uma dessas regiões vão apresentar atrações culturais mostrando toda a riqueza da cultura do Entorno", diz Nilva Bello, curadora da feira. 

 

Atrações e homenageados 

 

Entre os homenageados com o troféu Cassiano Nunes estão a carioca Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras e responsável pelos livros Menina bonita do laço de fita e Bisa Bia, Bisa Bel; a mineira Luci Guimarães Watanabe, autora do livro O mistério da estrela cadente; e o amazonense Milton Hatoum, tido como um dos maiores escritores brasileiros vivos e dono de títulos como Dois irmãos e Cinzas do Norte.

 

O evento também terá as presenças de João Paulo Guerra, escritor de 8 anos vencedor do concurso de colonização espacial da NASA e autor do livro No mundo da lua e dos planetas, e do escritor indígena Cristino Wapichana, vencedor do Prêmio Jabuti e segundo lugar no prêmio sueco Peter Pan. "Penso que as crianças estão precisando de referências atualmente, por isso trazemos esses escritores", afirma Fernanda Oliveira, uma das curadoras da feira.

 

Confira o recado no escritor mirim João Paulo Guerra

 

 

 

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade