Diversão e Arte

Estrutural recebe catálogo dos maiores produtores culturais da cidade

O material é produto do projeto Inventário participativo sobre cultura e memória na Estrutural, e será divulgado neste sábado

Rebeca Borges*
postado em 27/04/2018 15:57
Integrantes da Casa dos Movimentos, um dos locais mapeados pelo Inventário participativo sobre memória e cultura da Estrutural
A partir deste sábado (28/4), moradores de todo o Distrito Federal poderão conhecer um pouco mais sobre as atividades artísticas da Estrutural. O projeto Inventário participativo sobre cultura e memória na Estrutural/DF fez um mapeamento dos principais produtores culturais da cidade e o transformou num catálogo. Ao todo, foram listadas 129 pessoas. O material será divulgado a partir das 15h, no Banco Comunitário Estrutural.

Além da apresentação do trabalho, a cidade recebe uma feira de economia solidária, que conta com shows de artistas locais, como o grupo Port Illegal Rappers, e uma roda de conversa sobre cultura. A cantora recifense Martinha do Coco se apresenta como convidada especial do evento, levando os ritmos do samba, coco, maracatu e ciranda até a Estrutural. A iniciativa, que conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), foi proposta pela ex-catadora Maria da Abadia de Jesus, moradora da cidade. Com um grupo de cerca de 20 habitantes da Estrutural, ela organizou o projeto.
Roda de memória com moradores da cidade
Deuzani Noleto, uma das colaboradoras do inventário, explica: ;Realizamos pesquisas em 400 residências da região e seis rodas de memória com a comunidade, onde eles identificavam quem são os artistas da Estrutural;. Ela conta que as pesquisas foram orientadas por duas professoras de museologia da Universidade de Brasília, que capacitaram, por meio de oficinas, seis moradores da cidade para auxiliar do trabalho.

No catálogo, estão presentes artistas que trabalham com artesanato, música, costura, artes plásticas, artes cênicas, literatura, dança, tatuagem e capoeira. Além disso, o projeto mapeou as festas populares, como a Folia de reis e a Festa do milho, e manifestações religiosas. O inventário também listou lugares de memória da Estrutural, como o Lixão e a Casa dos movimentos.
A colaboradora também explica que o catálogo será distribuído em diversos pontos do DF e enviado à Secretaria de Cultura. ;Para os moradores da cidade que trabalham com arte, vai ser uma forma de divulgar e catalogar a obra deles;. Deuzani também acredita que o inventário mostrará à população de Brasília que a Estrutural tem muito a oferecer. ;O projeto vai provar que a cidade não é só um lugar de pobreza, mas sim um local de trabalho e de cultura;, afirma.

A programação do evento começa às 15h, com a abertura das atividades e uma fala dos administradores regionais da cidade. Às 15h30, uma roda de conversa sobre o papel da cultura na Estrutural anima o espaço. Logo em seguida, às 16h30, as atividades artísticas têm início, com uma apresentação do mágico Rafael, de apenas 13 anos. A festa conta ainda com shows das duplas Douglas e Lucas e Pedro Paulo e Gustavo, do artista R Campos, e dos grupos Calibre 23 Rapp gospel, Família Sabiá e Port Illegal Rappers, todos integrantes do catálogo cultural da cidade.
Port Illegal Rappers, um dos grupos que se apresenta durante a entrega do catálogo
Atualmente formado por Marcelo Paulysta e Mylena MC, o Port Illegal Rappers é um dos mais populares grupos de rap da Estrutural. Formado em 2009, as músicas dos artistas ganharam dimensão e ficaram conhecidos na internet, conquistando rapidamente o público do Distrito Federal. Sobre a participação do Port Illegal Rappers no Inventário Cultural da cidade, Paulysta conta: ;Para a gente, é uma satisfação. Só de um projeto de moradores da Estrutural ser contemplado pelo FAC, já é fantástico;.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Serviço

Entrega do Catálogo Cultural do Projeto Inventário Participativo sobre Cultura e Memória na Estrutural
Neste sábado (28/4), a partir das 15h, no Galpão do Espaço Cultural (Banco Comunitario Estrutural St. Oeste, Guará; 98540-1335). Classificação indicativa livre. Entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação