Diversão e Arte

Brasília recebe encontro internacional de teatro lambe-lambe

As apresentações do menor teatro do mundo chegam de diferentes regiões do Brasil e da América Latina

postado em 28/04/2018 07:33
Lula Lopes/Divulgação
As infinitas possibilidades da criação cênica vêm à tona com a chegada do Encontro de teatro lambe-lambe de Brasília. Um novo mundo de possibilidades se abre entre as frestas das caixas que se transformam em palco. O objeto foi inspirado nas antigas câmeras fotográficas que circulavam entre as ruas de décadas passadas, o popular lambe-lambe. Pelas mãos de artistas habilidosos elas abrigam, atualmente, pequenas apresentações feitas, em grande parte, para um espectador.

O festival contará com a presença de Denise dos Santos, considerada uma das criadoras desta linguagem teatral no Brasil. Também chamado de teatro de caixa, miniteatro e caixa mágica, entre outros nomes ; surgiu no Brasil, em 1989, e se espalhou por países como México, Argentina, Chile e França.
[SAIBAMAIS]

Ao lado de Ismine Lima, Denise teve a ideia de criar pequenos espetáculos no objeto que logo entraria em esquecimento. ;Cada espectador traz, dentro de si, a expectativa de desvendar um segredo guardado naquele mínimo espaço cênico, é o protagonista de um espetáculo intimo-pessoal e intransferível;, destaca Denise.

Para ela, o gênero pode dialogar com todo tipo de público, considerando que ele é essencialmente imagético, permite a universalidade de entendimentos. Dentro das caixas, bonecos e objetos animados ocupam o protagonismo da cena.
As apresentações do menor teatro do mundo chegam de diferentes regiões do Brasil e da América Latina

O evento foi idealizado pelo grupo brasiliense As caixeiras cia. de bonecas e conta com 22 espetáculos em miniatura, sendo 18 nacionais e quatro internacionais, quatro shows, quatro intervenções artísticas e uma exposição de retratos de lambe-lambe, além de oficinas para formar novos caixeiros.

Amara Hurtado, uma das integrantes da companhia, lembra que esse tipo de teatro pode caminhar por espaços extremamente diversos, até mesmo uma biblioteca, onde não pode haver som. A versatilidade do lambe-lambe permite que as histórias contadas entre as caixinhas caminhem por grandes centros culturais e lugares de difícil acesso.

Para Amara, a possibilidade do olhar único do espectador é um dos aspectos mais bonitos e inspiradores nesse estilo teatral. ;A cumplicidade dos olhares, do segredo que se revela num piscar de olhos. Os espetáculos tendem a ser curtos, com 2 minutos. Em um tempo curtíssimo, uma pílula poética é compartilhada;, destaca.


Para o baiano Pedro Martins, integrante da companhia Gente baiana, de Porto Alegre, as caixas de histórias possibilitam criar uma experiência mágica entre as rotinas cotidianas. ;Em um lampejo de tempo é possível aprender com o miniteatro, se reconhecer lá dentro, como em um espelho. Nós amamos as pequenas expressões;, conta o artista.

A ideia é contar histórias que pinçam a lembrança de quem assiste, como um lembrete para os momentos bons vividos no tempo de antes e que podem ser revividos em cena. Para os artistas, a possibilidade de criar um laço íntimo com o espectador é a chance de dizer que aquela apresentação foi feita para ele, individualmente.

O processo de criação é artesanal e compartilhado pelos próprios artistas bonequeiros. Papel, madeira, palha, plástico e materiais naturais, tudo pode se transformar em possibilidade para compartilhar histórias. Os palcos em formato de caixa circulam pelos lugares mais diversos e, por onde passam, levam histórias que compartilham a cumplicidade e a delicadeza das pequenas coisas.


Encontro de teatro lambe-lambe
Hoje e amanhã, no Centro Cultural Banco do Brasil. A entrada é franca e a classificação indicativa, livre.
PROGRAMAÇÃO

ESPETÁCULOS ; dias 28 e 29/04 (sábado e domingo), das 15 às 20h


ESPÍRITU SUBMARINO - Escuela Teatro de Muñecos de Santiago (Chile)

O fundo do mar é um lugar cheio de vida e mistérios que impulsiona os humanos a mergulhar em suas águas escuras sem saber quais perigos se escondem ali. Um convite para todos mergulharem na aventura do teatro de miniaturas.

Criação e manipulação: Tania Corvalán


POR UN PUÑADO DE TUERCAS - Teatro Corre Que Te Pillo ;(Chile)

Um mundo mágico de objetos e ferramentas, ganha vida em duelo com estilo de faroeste. A tensão e o magnetismo dos dois lados cm um herói e um vilão. "Por um punhado de porcas e parafusos" é uma homenagem ao oeste Italiano, aos filmes também conhecidos como spaghetti western.

Criação e manipulação: Cristián Palacios


MILONGAS ; El Alma En Un Hilo (Argentina)

No pátio, uma tarde igual a tantas outras. Os pássaros, os vizinhos, o mate e a Arte. Ao som de uma milonga vem a vida, as pessoas, as memórias, o amor e o presente ... sempre o presente.

Criação e manipulação: Rosana Lopez (Roxí)


CIRCO EM MINIATURA, EL CIRCO MÁS PEQUEÑO DEL MUNDO - Umami Teatro (Argentina)

Parem e vejam o menor circo do mundo! Apresentamos o número do intrépido Khalim Al Fatah, o encantador de serpentes e uma serpente com um exótico gosto musical.

Criação e manipulação: Leonardo Javier Olivieri


LEMBRANÇAS ; Cia. Cênica Espiral (SC)

É uma das quatro caixas que compõem o projeto ;Patativa do Lambe-lambe: um breve passeio por um longo passado;. Inspirada na obra do artista Patativa do Assaré esta caixa apresenta ao espectador pequenos recortes sobre a imensidão que é a vida no sertão.

Criação, manipulação e cenografia: Juliano Valffí


O ENCONTRO - Cia Teatral Fantoccini (SP)

Um mundo em miniatura que se agiganta diante dos olhos do público, que levará as lembranças de um inesperado encontro, emocionante e inesquecível.

Ator manipulador: Renan Eichel


A DANÇA DO PARTO ; Teatro Lambe-Lambe da Bahia (BA)

Primeira criação dentro da Caixa do Lambe-Lambe desde 1989, um jogo cênico entre atriz animadora, boneco e público. É um ato poético onde o silêncio revela a emoção da vida.

Manipuladora: Denise dos Santos


UNIVERSO SEMENTE ; Cia. Yohanna Marie (BA)

Um pequeno rolo de linha é descoberto por mãos ansiosas, e a partir dele um mundo de seres fantásticos é criado. Universo-semente, se apropria da ideia de que ;das coisas nascem coisas;, para falar sobre imaginação, cuidado e harmonização entre os elementos que compõem o universo.

Concepção, montagem e manipulação: Yohanna Marie


O FAQUIR - Pequeninus Grupo de Arte (SC)

Com estética da performance e intervenção de rua, surge um vendedor ambulante que oferece ao público diversos produtos mirabolantes, cada produto com benefícios fantásticos. Entre esses produtos o vendedor oferece uma história, um pequeno conto vindo direto do oriente, um conto indiano que é tão raro, mas tão secreto, que só pode ser assistido, por uma pessoa de cada vez.

Manipulação: Alex Nascimento


FESTA NO MAR ; Cia. Gente Falante (RS)

Inspirado na tradicional Festa de Yemanjá, no mês de fevereiro, o povo que descende daqueles que participavam do antigo culto à senhora do mar, os que ficaram sabendo da lenda do aprisionamento da Sereia e até os que não sabiam muito bem do fato, lançam ao mar presentes para Yemanjá.

Ator manipulador: Eduardo Custódio


VOLTE! ; Cia. Gente Falante (RS)

Uma volta ao passado, à nossa infância e os prazeres da brincadeira que talvez tenhamos deixado para trás revelados por um brinquedo esquecido. É uma pequena poesia visual para relembrar que apesar das responsabilidades, da rapidez e objetividade do mundo cotidiano, temos que manter o lúdico permeando nossos afazeres para resgatarmos sempre novas cores e delicadeza.

Manipulação e Bonecos: Paulo Martins Fontes


SONHO DE LEITURA - Cia Hermes Perdigão (MG)

À noite antes de dormir, Victor está em sua cama lendo um livro de estórias. Seu quarto então recebe visitas inesperadas, seria um sonho?

Criação e manipulação: Hermes Perdigão


ISTO NÃO É UMA CAIXA ; Grupo Girino (MG)

O espetáculo apresenta o universo poético e conceitual do pintor belga René Magritte. Na narrativa, um homem terá que resolver enigmas e descobrir o conteúdo de estranhas caixas mágicas. Trata-se de uma viagem pelas imagens metafóricas do realismo fantástico do artista onde figuras simbólicas adquirem uma atmosfera mágica e misteriosa.

Criação, dramaturgia, direção de arte: Tiago Almeida


PASTRANA ; Cia. de Teatro Nu Escuro (GO)

Entre as pequenas quatro paredes desta pequena caixa apresentamos a personagem Julia Pastrana, uma artista mexicana do século XIX que é conhecida por sua história fantástica e cruel.

Atriz manipuladora: Izabela Nascente


SOPRO ; Coletivo de Animadores de Caixas (PA)

Uma história que veio de algum lugar, recolhida das andanças do João do Papel, personagem simpático e gentil, inspirado nas falas do Bispo do Rosário, Profeta Gentileza e Poeta Juraci Siqueira.

Concepção, Atuação e Manipulação: Anibal Pacha


NA VOZ DE JOSEFINA ; Cia. Mamacadela (DF)

Josefina é filha da caixa com seu construtor e brincante, durante sua gestação lá em Taguatinga, sofreu varias mutações e modificações, pois a moldagem não era brincadeira, um corte aqui outro lá. Ela foi surgindo ao som de um canto muito doce e romântico, que deu a ela através do tempo essa identidade peculiar, ao se transformar na Dama de Vermelho.

Criação e Manipulação: Geraldo Toledo


ENSAIO GERAL ; Excêntrica Família Firulas/Firulas Mínimas (DF)

Ás véspera da estreia um maestro e duas intérpretes ensaiam sua mais nova ópera. Entre ritmos e opiniões pessoais eles vão descobrir que nem tudo é o que parece.

Manipulação e dramaturgia: Kika de Moraes




UM PRESENTE PRA TODO DIA ; Sissy Favery (DF)

;O rosto é o espelho da alma;

Idealização e manipulação: Sissy Favery


GÁRGULA E A LIBÉLULA ; Seres Mínimos (DF)

Em um ambiente reconstruindo um castelo, um lago e um gárgula guarda um castelo encantado, nele tudo é frio e escuro, certo dia no lago do castelo uma cintilante libélula vem passear. O gárgula é despertado de seu sonho de dor e conhece o encantamento do amor no primeiro momento que vê tão cintilante, leve e amorosa criatura a voar.

Encenação e manipulação: Débora Aquino


A MENSAGEM- As Caixeiras Cia. de Bonecas (DF)

Inspirada em um conto de Eduardo Galeano, a Mensagem é uma caixa interativa onde o espectador é convidado a participar da encenação após receber um convite da cigana.

Idealização e manipulação: Mariana Baeta


ATAQUE DE NERVOS ; As Caixeiras Cia. de Bonecas (DF)

Uma mulher irrita-se com as coisas mais simples da vida, saindo de si, afastando-se de seu interior, tendo um verdadeiro ataque de nervos! Por meio da delicadeza e da simplicidade ela encontra a alegria de viver.

Criação e manipulação: Jirlene Pascoal


PRISCILA, A PERERECA ; As Caixeiras Cia. de Bonecas (DF)

Priscila, a perereca, conta a história de uma perereca que encontra um belo desconhecido que lhe pede para transforma-se em uma princesa. Nesse encontro Priscila mostra ao desconhecido que os contos de princesas e sapos nem sempre tem um final feliz.

Idealização e manipulação: Amara Hurtado


EXPOSIÇÃO DE RETRATOS LAMBE-LAMBE ; dias 28 e 29/04 (sábado e domingo), das 15 às 20h

Exposição de retratos feitos em câmeras de lambe-lambe vindos da pesquisa da fotógrafa paulistana Cassia Xavier. Serão expostas 10 ampliações de retratos feitos com a câmera e 10 retratos originais de época.



INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS ; dias 28 e 29/04 (sábado e domingo), das 15 às 20h

Pipocando Poesia - Intervenção poética que troca saquinhos de pipoca por versos e poemas, Marionetes Gui com o marionetista Guilherme Álvares, Mimicando na Praça com Abder Paz e performances com Maria e Mandioca Frita.


SHOWS

28/04 (sábado)

17h - Chico de Assis e João Santana

19h - Dona Gracinha da Sanfona


29/04 (domingo)

17h - Mambembrincantes

19h - Ventoinha de Canudo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação