O escritor e jornalista Alexandre Mascarenhas lança, nesta sexta-feira (4/5), às 9h, na Livraria Cultura (Casa Park), a obra À sombra do barco. O livro conta a história de um professor e como as vivências dele pormoveram a formação de um pensamento libertário, além de falar sobre a batalha travada contra o regime militar para conquistar a liberdade de expressão.
A narrativa de À sombra do barco se passa em uma sala de aula, na qual o professor divide com os alunos do curso de publicidade e propaganda algumas vivências da vida dele. O livro foi publicado pela Editora Chiado.
[SAIBAMAIS]A obra literária é dividida em três partes: a luta, o silêncio e o limite. Na primeira, o autor relembra a invasão da Universidade de Brasília, em 1977, quando o exército entrou na instituição para prender estudantes na época da ditadura militar brasileira. Nele, o principal fator mostrado pelo personagem-narrador é a criação do próprio pensamento libertário e relata os momentos tensos para obter essa consciência.
Na segunda parte do texto, o narrador reflete e explora a relação entre o dito e o não dito. Por fim, Mascarenhas relata momentos em que o personagem experimenta o limite entre a vida e a morte.
Sobre Alexandre Mascarenhas
O escritor é graduado em jornalismo, fez mestrado em educação e foi professor do curso de comunicação social, jornalismo, publicidade e propaganda e cinema do Centro Universitário IESB. Além de À sombra do barco, escreveu a coletânea Abra a boca e cale o bico, o livro de poesias Folhas partidas e criou o roteiro da peça infantil No dia em que o sol nascer verde.
Serviço
Lançamento de À sombra do barco
Livraria Cultura (SGVC Sul lt 22 4, shopping Casa Park)
Sexta-feira (4/5), das 19h às 21h. O novo livro de Alexandre Mascarenhas relata a contrução de um pensamento libertário. Entrada fraca. Classificação indicativa livre.