Diversão e Arte

Leandro Wirz lança livro de poesia após hiato de 10 anos

Amor, existencialismo e a própria poesia são temas da publicação

Nahima Maciel
postado em 02/05/2018 11:35
'A solidão da pontualidade' reúne 120 poemas escritos ao longo dos últimos anos
Depois de mais de 10 anos dedicado a escrever poemas apenas online, o carioca Leandro Wirz volta ao suporte papel com A solidão da pontualidade, reunião de 120 poemas escritos ao longo dos últimos anos e que será lançado nesta quarta (2/5) no Ernesto Cafés Especiais (CLS 115 Bloco C Loja 14).


Divididos em três eixos temáticos, os versos refletem sobre o amor, a existência, os relacionamentos e sobre a própria escrita, em um exercício de metapoesia em que o autor se debruça sobre o ofício. Não é autobiografia, porque ao poeta não interessa escrever sobre si e sim fazer literatura, mas, como ele admite, não há como fugir da primeira pessoa e de sua história pessoal durante a escrita.

"Eu diria que o livro tem muito de mim, com algumas histórias não vividas por mim e outras inventadas. E as que eu vivi podem estar amplificadas, carregadas nas tintas do drama e do amor. Tenho a pretensão de fazer literatura e não desabafo. O livro não é meu confessionário;, explica, em uma pequena auto-entrevista feita para divulgar o livro.


Questões existenciais estão em Ninho, agrupamento de versos como "tomo posse das minhas perda/emergirei revigorado" e "mate o conforto/e fuja irresponsável/e inconsequente/pelos sigilos da noite". Asas traz versos em que o poeta confessa estar mais aberto, com o olhar pronto para encarar o outro. São os poemas sobre o amor afetos e relacionamentos. É o conjunto mais extenso. No último grupo, vento, vem a poesia e as reflexões sobre sua utilidade. ;(...)ele não faz ideia de/que se deita/sobre tanta poesia./não há espaço para a poesia/na crueza da sua rotina./e quem precisa de poesia?/uma página em branco traz/mais possibilidades;, escreve.


Sobre o título, Wirz conta que nasceu de dois aspectos da vida aos quais é muito apegado. A solidão é algo que cultiva e necessita. Já a pontualidade é uma prática pela qual é obcecado, mas que costuma praticar sozinho. ;Isso aqui no Brasil, e principalmente no Rio de Janeiro onde moro, é uma atividade bastante solitária;, observa.


A solidão da pontualidade é uma espécie de retomada, mas também de despedida. Até hoje, foram seis livros de poesia, sendo os últimos, Lâmina do adeus e Livro dos dias publicados, respectivamente, em 2002 e 2005. Desde então, Wirz passou a publicar na internet, primeiro em um blog, depois em uma página no Facebook. Agora, conta, se livrou dos últimos poemas que estavam engavetados. ;Este livro tem um componente forte de despedida, não só dos poemas, mas de pessoas e sentimentos que os inspiraram, enfim, de um ciclo de vida;, avisa o poeta, que confessa já ter material para publicar um livro de crônicas.

A solidão da pontualidade
Lançamento nesta quarta (2/5), às 18h, no Ernesto Cafés Especiais (115 Sul Bloco C Loja 14). Edição independente, 148 páginas. R$ 40

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação