Publicidade

Correio Braziliense

Google faz homenagem à obra do cineasta Georges Méliés com doodle em 360º

O doodle celebra os 112 anos do filme 'A conquista do polo'


postado em 03/05/2018 14:30 / atualizado em 03/05/2018 14:59

O doodle é o primeiro lançado em 360º(foto: Google/Reprodução)
O doodle é o primeiro lançado em 360º (foto: Google/Reprodução)

 

O cineasta francês Georges Méliès é o homenageado desta quinta (3/5) com o primeiro doodle em 360º do Google. O objetivo do tributo foi prestar homenagem ao pioneiro do uso de efeitos especiais no cinema. A data marca o aniversário de 112 do filme À la conquête du pôle (A conquista do polo).

 

Confira o vídeo em 360º:

 

  

Georges Méliès nasceu em 8 de dezembro de 1861 em Paris, na França. Com o nome de Marie Georges Jean Méliès, o cineasta é considerado pioneiro e pai dos efeitos especiais no cinema.

 

Confira o curta O mágico, que mostra o pioneirismo do trabalho do cineasta: 

 

 

Quando conheceu a arte da filmagem pela primeira vez, George era um ilusionista e ficou fascinado pelas possibilidades que o cinematógrafo era capaz de apresentar para a arte da mágica.

 

Em uma das sessões promovidas pelos pais do cinema, Auguste e Louis Lumière, o mágico ficou entusiasmado e comprou um cinematógrafo para fazer os próprios filmes.

 

Pegando como referências as histórias de ficção científica do escritor Julio Verne, o diretor começou a inovar na forma de filmar as histórias e criou obras indispensáveis para a história do cinema como Viagem à lua, A conquista do polo, O homem da cabeça de borracha, entre outros filmes que revolucionaram a forma de enxergar o cinema, edição de imagens e contação de histórias, moldando o que se conhece hoje como a sétima arte.

 

Confira o filme Viagem à lua:

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade