Diversão e Arte

Das 100 maiores bilheteria nos EUA, só oito têm protagonistas negros

Pesquisa mostra dados dos últimos quatro anos. Das oito produções protagonizadas por negros, seis contam com Will Smith no elenco

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/05/2018 20:10
Cena do filme Pantera Negra
Uma pesquisa sobre os cem filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos desde 2014 avalia que apenas oito dessas produções tem um protagonista negro. Segundo a empresa Lee and Low Books, especializada em literatura diversificada e multicultural, dos oito protagonistas não-brancos, seis são personagens interpretados pelo ator Will Smith.

O estudo chama atenção para a falta de representatividade negra nas telonas. O assunto, frequente na pauta dos movimentos negros, tornou-se mais comentado após a estreia do filme Pantera negra, em fevereiro deste ano. A produção é a primeira do universo Marvel com um super-herói negro, conta com elenco majoritariamente afrodescendente e alcançou diversos recordes. Na oitava semana de estreia, o filme superou a bilheteria de Titanic, arrecadando cerca de 666 milhões de dólares.

Pantera negra é protagonizado por Chadwick Boseman, Michael B. Jordan e Lupita Nyong;o, e continua em cartaz três meses após o lançamento. O filme ganhou sucesso por ser considerado empoderador, tornando-se símbolo de representatividade para as comunidades afro, ao colocar personagens negros em papéis de super-heróis. Entretanto, o sucesso do longa coloca em pauta a carência de outras produções cinematográficas do tipo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação