Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Atrizes negras protestam em Cannes contra discriminação racial

O ato aconteceu quatro dias depois do histórico protesto, no mesmo local, de 82 mulheres da indústria do cinema para exigir uma paridade real


Cannes, França - Dezesseis atrizes francesas negras desfilaram nesta quarta-feira (16/5) no tapete vermelho de Cannes para denunciar o racismo e a falta de representação no cinema francês.

O ato, que coincide com a publicação de um livro coletivo na França "Noire n;est pas mon métier" ("Negro não é o meu trabalho", em tradução livre), aconteceu quatro dias depois do histórico protesto, no mesmo local, de 82 mulheres da indústria do cinema para exigir uma paridade real.

As atrizes A;ssa Ma;ga, Eye Haidara, Sonia Rolland e Firmine Richard estavam no grupo que, nesta quarta, ergueu o punho diante das câmeras.

Para esta simbólica subida da famosa escadaria de Cannes, todas elas usaram roupas Balmain, cujo diretor artístico, Olivier Rousteing, miscigenado, lhes deu todo o seu apoio.

"Infelizmente para mim, reconheci facilmente (no livro) os comentários desagradáveis, a ignorância e a discriminação que tive que enfrentar ao longo da minha carreira", declarou o designer em um comunicado.

"Sorte sua que você tem traços finos", "sua pele não é suficientemente clara" e "você não é suficientemente africana", são algumas das frases citadas no livro.