Diversão e Arte

Gabriel Grossi celebra duas décadas de carreira em shows no Clube do Choro

Novo disco celebra 20 anos de carreira

Irlam Rocha Lima
postado em 17/05/2018 07:30

Gabriel Grossi: celebração de 20 anos de carreira com repertório autoral

Um dos maiores talentos da música instrumental no país, o harmonicista brasiliense Gabriel Grossi, em duas décadas de carreira, transformou-se num cidadão do mundo. Além de levar sua arte a todos os continentes, tem despertado atenção e obtido o reconhecimento de mestres como Toot Tielemans, Hermeto Pascoal, Guinga e Maurício Einhorn.

Seu feito mais recente foi o de ter sido o único músico brasileiro a participar da Jazz Ahead, considerada a mais importante feira jazzística internacional, realizada no mês passado em Bremen, na Alemanha. Sempre em movimento, viaja em breve para a Índia, onde cumpre turnê de 28 deste mês a 4 de junho.

Aliás, e não por acaso, Em movimento é o nome do 10; disco de Gabriel, com o qual comemora a trajetória de 20 anos, com shows hoje e amanhã, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto Clube do Choro Convida. Na verdade, ele está de volta ao ponto de partida, pois foi nesta instituição onde tudo começou. ;Oficialmente, meu primeiro show foi no Clube do Choro, em 1998, dividindo o palco com o violonista Daniel Santiago e o percussionista Amoy Ribas;, lembra.

De Brasília saiu em meados da década passada para se radicar no Rio de Janeiro, cidade que tomou como base para a universalização de sua música. Mas sempre volta à origem. Em abril de 2017, por exemplo, gravou no Teatro Plínio Marcos, do Complexo Cultural da Funarte, o DVD e o CD, que está lançando agora.

;No DVD tive como convidados dois mestres: Maurício Einhorn, que me apresentou ao universo da harmônica; e Hermeto Pascoal, de quem busquei assimilar todos os caminhos e atalhos que levam ao processo de criação, improvisação. No registro dos 11 temas que formam o repertório, estiveram ao meu lado os músicos do meu quinteto, Eduardo Farias (piano), André Vasconcellos (baixo), Rafael Barata (bateria e Sérgio Coelho (trombone);, destaca Grossi.

Composições autorais

O repertório traz, predominantemente, composições autorais, entre elas Samba pro Toots, Toca Raul e Pro Bituca (com a qual homenageia Milton Nascimento), e a que dá nome ao projeto. Hermeto Pascoal assina Irmãos latinos, em que tem participação. Já a gaita de Maurício Einhorn é ouvida em Batida diferente, parceria dele com Durval Ferreira, e em Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro). ;Vou mostrar, também, em primeira audição, inéditas como Tango pro Botero, que fiz com Eduardo Farias, na Colômbia;, anuncia.

Diante da impossibilidade de contar neste show na capital com o seu quinteto, Grossi vai tocar com um trio, tendo em sua companhia o pianista Eduardo Farias e o baterista Edu Ribeiro. ;Esse retorno ao Clube do Choro me permite voltar no tempo e lembrar não apenas do meu começo ali, como também das tantas vezes que subi ao palco como coadjuvante de expoentes da MPB como João Donato, Dominguinhos, Paulo Moura e Marco Pereira e Hamilton de Holanda;, comenta.

Grossi se recorda ainda de alguns dos discos que lançou. De Diz que fui por aí, o de estreia, ao Nascente, de 2016, em homenagem a Guinga e Hermeto, dele e do violonista Félix Júnior. Outros, ressaltados, são o Afinidade, em duo com Marco Pereira; e o Arapuca, no qual focalizou o universo da cultura nordestina.

Em suas andanças pelo exterior, o instrumentista já fez apresentações em mais de 40 países da América, Europa, Ásia, África e Oceania. ;Já fiz shows solo, com trios e outras formações em festivais e turnês. Sempre recebo acolhida calorosa do público. Mas tocar em Brasília, por estar em casa, é sempre algo que me emociona;, frisa.



Gabriel Grossi Trio

Hoje e amanhã, às 21h, pelo projeto Clube do Choro Convida. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao Lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudante). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação