A trupe Trabalhe Essa Ideia apresenta, no Teatro Goldoni, Não conta para os meus pais, uma peça que tenta analisar o funcionamento do cérebro dos adolescentes. O espetáculo fica em cartaz durante dois fins de semana, sempre aos sábados, às 20h, e, aos domingos, às 19h.
Não conta para os meus pais foi inspirado um uma peça inglesa chamada Brainstorm, a qual foi desenvolvida em parceria com a neurocientista Sarah-Jayne Blakemore, que está por trás do TED Talk O misterioso funcionamento do cérebro adolescente. A montagem brasiliense, dirigida por Renata Bittencourt, traz histórias reais vivenciadas pelos atores da trupe e tenta fugir dos clichês das tramas adolescentes.
O elenco é composto por 10 atores - Diana Belloni, Glenda Cury, Izabelle Mour, Jhoni Alvim, Karol Proença, Lara Mello, Laura Querino, Maria Clara Dantas, Mateus Paganini, Mirian Freitas - de idades que variam de 11 a 17 anos. "E o bacana é isso, o texto é deles, o assunto é deles, as demandas são deles, é tudo muito real. Tenho certeza que não só outros adolescentes, mas muito pais vão se identificar com o enredo;, afima a diretora do espetáculo em nota à imprensa.
O texto de Não conta para os meus pais mostra que a não muito tempo os cientistas consideravam que os adolescentes tinham um cérebro igual ao de um adulto, o que os diferenciava era que o dos mais jovens tinha menos treinamento. Porém, isso foi desmentido com o avanço da medicina e hoje sabe-se que existem grandes diferenças, principalmente na formação do córtex pré-frontal, e isso leva às reações e aos comportamentos distintos dessas faixas etárias.
Serviço
Não conta para os meus pais
Teatro Goldoni (208/209 Sul, Casa D;Itália. Entre 19 e 27 de maio sempre aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h. A Trupe trabalhe essa ideia traz um espetáculo sobre o cérebro adolescente. Ingressos: R$ 20 (meia-entrada). Classificação indicativa livre.