Diversão e Arte

Childish Gambino é nome por trás do hit do momento

This is America, que se tornou viral nas últimas semanas, colocou holofote sobre a carreira do cantor Childish Gambino

Adriana Izel
postado em 22/05/2018 07:23
Quem é Childish Gambino? Uma questão levantada pelo sucesso do hit This is America
A música This is America foi lançada na internet em 5 de maio acompanhada de um videoclipe. Com mais de 160 milhões de visualizações, o vídeo quase que automaticamente se tornou viral na web. Em apenas três dias, havia dado origem a uma série de publicações que tentavam explicar as fortes referências do clipe, que fazem uma crítica aberta ao racismo.

Mas quem é Childish Gambino? Esse foi o questionamento que muita gente se fez após o boom em torno da música ; que estreou no topo da Billboard Hot 100. Childish Gambino é o nome escolhido pelo ator norte-americano Donald Glover para os trabalhos ligados ao cenário musical. O projeto teve início em 2008, quando ele divulgou a primeira mixtape intitulada Sick boi. A partir daí, apresentou outras mixtapes e EPs até lançar o primeiro álbum, Camp, em 2011. O disco chegou à 11; posição na Billboard 200.
[VIDEO1]

O álbum mais recente é Awaken, my love, de 2016. O disco foi muito bem recebido pela crítica e teve cinco indicações ao Grammy, conquistando uma categoria pelo single Redbone. Desde o lançamento no cenário musical, Gambino se mostra um artista misterioso, ao mesmo tempo em que apresenta músicas repletas de discursos com uma sonoridade que tem influência na soul music e no R.

No fim do ano passado, Childish Gambino havia anunciado a aposentadoria do mundo da música. Ele disse que o próximo disco seria o último da carreira, provavelmente o álbum em que estará o single This is America. Em setembro, o artista já tem uma agenda de shows nos Estados Unidos e no Canadá com a turnê This is America, com passagem por cidades como Atlanta, Chicago, Nova York, Boston e Toronto.

Outras facetas

Apesar de ter se tornado conhecido mundialmente agora como cantor, Childish Gambino, ou Donald Glover, tem uma carreira consistente como ator. No cinema, atuou em produções como Magic Mike XXL (2015) e Homem-Aranha: De volta ao lar (2017). Ele também está no elenco de Han Solo: Uma história Star wars, que estreia em 24 de maio nos cinemas.

Mas foi na carreira televisiva que Glover se destacou. Tudo começou quando entrou para o elenco da comédia 30 rock, criada pela atriz e humorista Tina Fey. Depois, esteve na série Community, mas foi ao integrar Atlanta que realmente pôde trazer as referências que coloca na música para o trabalho na tevê.
[VIDEO2]
Ele é criador, roteirista, produtor executivo e protagonista da produção. No seriado, ele vive Earnest Marks, um homem que, ao lado do primo, sonha em se destacar no cenário rap de Atlanta para melhorar a vida da família. A série tem duas temporadas e foi premiada com dois Globos de Ouro, sendo um pelo seriado e outro pela performance de Glover.


Versão brasileira
This is America fez tanto sucesso que ganhou uma versão no Brasil. O remix foi criado pelo DJ brasileiro Omulu, responsável por outras adaptações musicais de sucesso. A faixa ganhou uma batida funkeira e foi publicada pelo produtor em 12 de maio com a seguinte legenda: ;Terminei minha análise de This is America. Após algumas horas, cheguei à seguinte conclusão: F U N K!”.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação