Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Vera Verônika celebra 25 anos de carreira com lançamento de DVD

Uma das pioneiras do rap no DF, Vera Verônika promove evento no Cine Cultura Liberty Mall

Pioneira do rapper candango e voz feminina ativa no rap nacional, Vera Verônika apresenta hoje uma sessão gratuita para o lançamento do DVD Vera Verônika 25 anos, em que comemora a trajetória profissional. Cheia de atitude, ela, que além de rapper, é pedagoga, empreendedora e consultora dos direitos humanos, celebra uma vida na música e no ativismo social.

O DVD tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e traz 14 faixas e 11 clipes com a participação de mais de 200 artistas que marcaram momentos importantes na trajetória da rapper, incluindo Ellen Oléria, Nelson Triunfo, RAPadura Xique-Chico e o grupo de dança Omo Ayô. O trabalho foi gravado, ano passado, na Funarte, e propõe toda uma imersão na cultura e religiosidade negra, que passa pelo rap, dança, ode aos orixás e um pouco da cultura circense. Além do lançamento em sessão no Cine Cultura Liberty Mall, a rapper também divulgou o trabalho em todas as unidades de internação do DF.

Ativismo

Com iniciativas focadas em abrir espaço para a periferia e dar voz às mulheres, Vera Verônika se orgulha de um trabalho de anos para empoderar mulheres negras como ela, que vêm da periferia e que precisam de visibilidade. ;A grande maioria das pessoas que trabalharam nesse projeto foram mulheres. Mais de 80% da equipe técnica foram mulheres. Então, é muito importante, para mim, ter esse reconhecimento do trabalho feminino;, argumenta Vera.

A rapper sempre deu voz a um inconfundível grito por igualdade. Entre os obstáculos por que passou, não acredita que o rap ; ritmo conhecido pela maioria de homens em seu circuito ;, tenha lhe dado as maiores dificuldades. ;O rap é uma música de libertação. Penso que a cultura como um todo sempre foi muito aberta para a mulher, e Brasília é muito receptiva a isso. Infelizmente, as dificuldades que encontrei na minha carreira vêm de uma estruturação da sociedade;, explica a rapper.

Vera classifica todos os anos no rap como uma resistência. De voz feminina principiante nos anos 1990 no rap do DF, a cantora e compositora lutou para alcançar os tantos anos no meio artístico. ;Infelizmente, nós, mulheres, principalmente negras da periferia, ainda somos muito subjugadas pela sociedade. Muitas outras mulheres do rap que conheci deixaram a carreira devido ao pouco apoio. Seguir em frente após 25 anos é um símbolo de resistência;, diz Vera.

Mantenedora de um abrigo infantil em Valparaíso (GO), a rapper também sempre foi muito sensível às questões sociais e traz nos trabalhos a inclusão como marca dessa preocupação. ;Desde o início, o rap dá voz a outras parcelas da sociedade, então, meu objetivo com essa acessibilidade é dar informações para quem não recebe esse tipo de atenção;, afirma. Com isso, o novo DVD da artista tem legendas para facilitar o entendimento a mulheres e homens surdos. ;É assim que conseguimos fazer a revolução por meio da palavra;, conclui a cantora.

Serviço

Lançamento do DVD Vera Veronika 25 anos

Cine Cultura Liberty Mall (SCN Q. 2 Bl. D)

Terça-feira (22), às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

* Estagiária sob supervisão de Igor Silveira