Diversão e Arte

Banda Rock Beats celebra 13 anos de carreira com show na Ascade

Depois de trocar de nome, banda se mantém firme no repertório do rock

Robson G. Rodrigues*
postado em 24/05/2018 07:30

A banda Rock Beats faz apresentações enérgicas encabeçadas pela presença feminina

A banda até pouco tempo conhecida como On the rocks marca a mudança para o nome Rock Beats em show neste sábado no Clube Ascade. O grupo substituiu o nome em razão de disputa judicial. Além do batismo, a festa celebra o aniversário de 13 anos do grupo, que dá sobrevida ao rock brasiliense em apresentações cover enérgicas encabeçadas por forte presença feminina.

Em mais de uma década de trajetória da banda, Rock beats galgou de espaços cedidos em restaurantes a ser a principal atração em pubs da região em horários e dias de destaque. Chegaram a abrir show de Paralamas do Sucesso e Capital Inicial e a dividir palco com Digão (Raimundos) e Phillippe Seabra (Plebe Rude).

O repertório inclui clássicos da capital e de outros estados ,além de artistas estrangeiros. Faixas da Legião Urbana, Cazuza e Rita Lee fazem parte do setlist. Coldplay, Beatles, Rolling Stones e Michael Jackson também passam pelos acordes de Bruno Albuquerque (vocal e guitarra), Alexandre Macarrão (voz, contrabaixo e bass synth), Kaká Barros (vocal e bateria).

Daniela Firma, 35 anos, vocalista da turma, conta que, apesar de o rock ter minguado em Brasília, a banda soube se reinventar. Para ela, o gênero que despontou na capital nos anos 1980 ganhou rugas, assim como o público. ;O rock está envelhecendo, e as pessoas precisam se reinventar para alcançar a juventude. A gente tem um público jovem, mas é em menor número. A maior parte da galera que nos acompanha tem mais de 40 anos;, comenta, além de dizer que músicas pop também fazem das apresentações, ;coisas mais versáteis dentro do que a gente se propõe a fazer;.

Para a cantora, a participação feminina é cada vez mais forte em espetáculos em Brasília. ;O espaço da mulher no rock evoluiu. Quando comecei, havia poucas cantoras, principalmente no rock. No início, eu tinha poucas colegas cantando comigo na cena. Hoje, vemos excelentes cantoras em Brasília. Percebo cada vez mais mulheres entrando no circuito e se destacando. Além de excelentes cantoras em outros estilos que são parceiras também.;

A avaliação dela é de que as mulheres também estão tendo a relevância mais reconhecida na cena. ;A mulher ainda sofre estigma de ter menos conhecimento do que o homem. Mas, ao menos com relação a mim, eu vejo isso mudando;.

Daniela Firme está agora com projeto de lançamento de músicas autorais. Um novo disco atribuído a ela e que manterá a equipe instrumental da Rock Beats está previsto para o próximo semestre. Ela completa a cena que acredita se destacar em qualidade na música nacional. ;A gente (da banda) viaja para outros estados e tem impressão de que a qualidade da música brasiliense é superior. Brasília precisa valorizar mais a música local. A gente prefere consumir o que vem de fora em vez do que está rolando aqui;.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco



Rock Beats 13 Anos ; A Festa.!
Sábado, às 21h, no Clube Ascade (SHTN Trecho 2, Asa Norte). Ingressos: R$ 60 (pista) e R$ 80 (camarote). Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação