Diversão e Arte

Festival Matrizes leva ritmos, literatura e gastronomia ao Riacho Fundo

A primeira edição do projeto reúne programação diversa em celebração à cultura indígena e africana

Raphaella Torres*
postado em 26/05/2018 07:32
Martinha do Coco desfilará o suingue de suas músicas no estacionamento da QN 5/7, no Riacho Fundo I
Em celebração à cultura africana e indígena ; povos que deram origem a boa parte do que o Brasil conhece como cultura ;, o Festival Matrizes traz na primeira edição uma mostra dos ritmos, literatura, artesanato e gastronomia dessas culturas no estacionamento da QN 5/7 do Riacho Fundo I.

Com o objetivo de dar visibilidade a essas culturas e se distanciar um pouco da influência vinda da Europa, o projeto traz representantes de ritmos como jongo, maracatu, coco, tambor de crioula e samba de roda.

Entre as atrações do evento estão Martinha do Coco, Alberto Salgado, Nãnan Matos, Samba do Formigueiro e Thabata Lorena, cantora nascida na Bahia e radicada em Brasília. ;Tentei manter os grupos de jongo, tambor de crioula e samba de roda que trazem a dimensão da influência africana na nossa produção artística e o coco, o maracatu e cantos indígenas que apresentam um pouco da dimensão da cultura indígena dos caboclos;, afirma André Duarte, idealizador do projeto.
[SAIBAMAIS]

Além das apresentações musicais, o festival fará duas oficinas: uma com o grupo tradicional carioca Jongo da Cerrinha e a oficina de Coco que mostra a diversidade do ritmo indígena em junção com a poesia. ;Ter essas oficinas no festival é muito importante porque apresentam um pouco do universo da cultura popular. Assim, é possível aprender sobre a dança e os ritmos que surgiram a partir da confluência das três culturas que fazem parte da formação do nosso país, as culturas indígenas, africanas e lusitanas;, diz André Duarte.

O evento também traz o lançamento do livro Orixás em Cordel, do baiano Antônio Ribeiro da Conceição ; conhecido como Bule-Bule ;, e uma feira de artesanato e gastronomia afro e indígena. ;Brasília nasce da confluência desses brasis, não apenas os candangos vieram para construção, muitas pessoas vieram atrás do sonhos, de uma cidade que transbordava esperança, e essas pessoas trouxeram consigo sua identidade, sua música, sua culinária. O festival se destina a essas pessoas que já se conectam ou buscam se conectar de alguma forma com suas raízes e o universo da cultura popular e tradicional;, conclui André.

* Estagiária sob supervisão de Igor Silveira

Festival Matrizes ; Festa ancestral
Estacionamento da QN 5/7 (Riacho Fundo I). Amanhã e domingo a partir das 10h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação