Diversão e Arte

Funk cresce 3.421% fora do Brasil em playlists do Spotify

Pesquisa da empresa de streaming mapeou a popularidade do funk fora do país nos últimos dois anos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 30/05/2018 19:00
'Vai malandra', de Anitta, é o funk mais tocado na história do Spotify

O funk brasileiro tem feito sucesso internacionalmente. De acordo com uma pesquisa do Spotify, divulgada nesta quarta-feira (30/5), o consumo de playlists que tocam o gênero musical cresceu 3.421% fora do país desde 2016. O dado para o crescimento mundial, incluindo o do Brasil, é de 4.694% nos últimos dois anos. A empresa é a maior do mundo no ramo de streaming musical, e tem cerca de 170 milhões de usuários em 65 países.

No topo da lista de nacionalidades que mais ouvem o gênero, além do Brasil, estão os Estados Unidos. Logo em seguida, vêm Portugal e Argentina. O ranking conta ainda com Paraguai, Reino Unido, França e Chile. Confira a lista completa.

1 - Estados Unidos
2 - Portugal
3 - Argentina
4 - Paraguai
5 - Reino Unido
6 - França
7 - Chile
8 - Espanha
9 - Canadá
10 - Itália

Além disso, a pesquisa aponta quais são os brasileiros mais tocados internacionalmente desde 2016. No primeiro ano do estudo, o artista mais popular no serviço de streaming foi Dennis DJ. Em 2017 e 2018, a lista foi dominada por Anitta.

Segundo a empresa, uma das razões para o crescimento do funk são as parcerias entre artistas brasileiros e internacionais. É o caso de Anitta, que lançou o hit Vai malandra, com o norte-amerio Maejor. A faixa alcançou o posto de funk mais ouvido na história do Spotify. Outro exemplo é o sucesso Bum bum tam tam, do MC Fioti. A música foi regravada em parceria com o colombiano J. Balvin e o norte-americano Future, e foi o funk mais ouvido no meio internacional no ano de 2018.

Funks mais ouvidos do mundo na história do Spotify


1 - Anitta - Vai malandra (com MC Zaac, Tropkillaz, DJ Yuri Martins e Maejor)
2 - MC Kevinho - Olha a explosão
3 - Nego do Borel - Você partiu meu coração (com Anitta e Wesley Safadão)
4 - MC Jhowzinho e MC Kadinho - Agora vai sentar
5 - MC Zaac - Vai embrazando
6 - MC Fioti - Bum bum tam tam
7 - Dennis DJ - Malandramente
8 - MC G15 - Deu onda
9 - MC G15 - Cara bacana
10 - Mc Léléto - Automaticamente

Outro dado apontado pela empresa é o do crescimento do funk fora do eixo Rio-São Paulo. De acordo com o Spotify, o gênero cresceu 135,1% no Paraná; 131,7% no Tocantins; e 123% em Rondônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação