Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 31/05/2018 07:12
Whindersson Nunes saiu do interior do Piauí para alcançar um sucesso profissional de rápida ascensão. A câmera do celular e o cenário simples do quarto se transformaram no equipamento e cenário que dariam o pontapé inicial para a guinada na vida do humorista. O fenômeno começou quando ele tinha 15 anos e logo mostrou o talento nato para comunicar e fazer sorrir.
Em pouco mais de quatro anos de carreira, carrega números expressivos, tendo se transformado no famoso youtuber do Brasil, além de possuir um dos canais mais acessados do mundo, se firmando como um dos grandes nomes do humor de sua geração. Entre as telas do computador, o cinema, palcos de teatro e casas de show, o jovem artista mostra que sabe dialogar com um público amplo e diverso.
De camiseta, bermuda e chinelos, Whindersson caminha com facilidade de uma ponta a outra do país. O jeito simples e descontraído é marca registrada na vida e nas telas. Sem rodeios, o humorista conta que não teve acesso a cursos de interpretação ou produção antes de iniciar seus projetos, o aprendizado veio na prática. "Sempre fui desenvolto com essas coisas. Eu me inspiro no cotidiano, penso no assunto e depois sigo com o improviso. Acho que roteirizar às vezes atrapalha, pode inibir alguma ideia que surge na hora", destaca.
Para ele, seja em pequenos teatros, seja no quarto de casa ou em grandes estádios, o que muda é somente o lugar. A intenção de comunicar e passar a mensagem é sempre a mesma, garante Whindersson. "O que aparece nos vídeos sou eu inteiramente, sou assim o tempo todo, faço piada, falo besteira, o que eu passo é a minha realidade", conta o humorista.
No palco, entram em cena as influências do humor e da cultura nordestina, raízes que Whindersson carrega com orgulho. Além disso, é visível a mistura de linguagens, que proporciona um espetáculo diverso. Personagens, músicas, paródias, improvisos, música, voz e violão, tudo se mistura para criar um show que desperte não apenas o riso, mas também emoção em cada espectador. Para o humorista, esse é um ponto essencial do seu trabalho. ;O humor aproxima as pessoas e pode transformar vidas de uma maneira muito particular;, lembra o artista.
Interesse
Nos espetáculos, as narrativas bem-humoradas mostram-se recheadas de histórias de seu próprio tempo. Por meio do palco, Whindersson cria, com o riso, um apanhado daquilo que se destaca e desperta interesse no mundo contemporâneo.
Agilidade, transformação, entretenimento e novas ideias, tudo se torna acessível no palco. ;Eu acredito que falo a linguagem dessa geração, falo o que eles querem ouvir, conto coisas legais, histórias e lições de vida, vai ver que esse é o segredo;, destaca.
O canal no YouTube, que atualmente conta com mais de 29 milhões de inscritos, mostra um conteúdo diverso, com vlogs, paródias, músicas autorais e críticas de filme. Enquanto isso, os espetáculos também ganham espaço na internet, onde ele disponibiliza o conteúdo completo do show. Além disso, Whindersson, aos 23 anos, tem dois DVDs gravados e protagonizou, nos cinemas, o filme Os Parças, ao lado de nomes como Tom Cavalcante e Bruno de Luca. As filmagens para a segunda franquia do filme estão previstas para agosto.
A vida de casado serviu como inspiração para o seu espetáculo mais recente, Eita, Casei, que será apresentado em Brasília no próximo domingo. Em cena, histórias que retratam diferentes períodos do casório, desde a escolha do vestido da noiva, Luísa Sonza, até as dificuldades e contratempos da vida a dois. Os dias em lua de mel e até a primeira discussão pela cueca jogada no quarto se transformam em inspiração.
Fenômeno de sua geração, é preciso prestar atenção no que diz o rapaz. Sem dinheiro, o youtuber transformou, com talento, a falta de oportunidade em sucesso, mostrando que a constância, a paciência e a tranquilidade para mostrar aquilo que se é podem levar longe.
Serviço
Eita, Casei!
Com Whindersson Nunes. No Ginásio Nilson Nelson (Eixo monumental), domingo, às 18h. Os ingressos custam de R$ 30 (meia, arquibancada) a R$ 200 (inteira, cadeiras vip central e lateral). A classificação indicativa é livre. Pontos de venda: Central de ingressos do Brasília Shopping e site www.tudus.com.br.