Diversão e Arte

Quinteto Violado passeia por clássicos natalinos, carnavalescos e juninos

Lendário grupo se apresenta nesta quinta-feira no Teatro da Caixa

Irlam Rocha Lima
postado em 31/05/2018 07:20
O concerto-aula será apresentado pelo grupo, hoje, no Teatro da Caixa Cultural
Desde o início de sua trajetória, no começo da década de 1970, o Quinteto Violado tem levado a plateias diversas um formato de espetáculo chamado de concerto-aula, que tem como foco principal as diferentes manifestações da cultura nordestina ; em especial da música pernambucana. Embora o público-alvo seja o formado por jovens, o projeto desperta interesse também de pessoas de outras faixas etárias.

O conteúdo do concerto-aula é fruto de um fundamentado trabalho de pesquisa, o registro e a documentação das expressões artísticas e das tradições do Nordeste. À medida que sentiu a evolução na leitura e nas criações que fazia, o grupo viu suscitar entre seus integrantes a preocupação com as novas gerações. Isso o levou a estimulá-las a ter um conhecimento maior de gêneros musicais regionais, apresentados com riqueza de informações, e assim a provocar emoções identitárias que os dignifiquem como cidadãos.

A partir dessa constatação, o Quinteto passou a desenvolver um formato específico de apresentação ; palestra ilustrada com poesia e música ; em escolas e centros de juventude, nas longas turnês por cidades do interior de Pernambuco e por cidades de outros estados do país. Isso paralelamente a shows para o público em geral.

Na prática, o concerto-aula leva aos espectadores gêneros musicais associados a ciclos culturais do Nordeste: natalino, carnavalesco e junino. Para tanto, o Quinteto Violado possui um imenso repertório, no qual se destaca sua característica rítmica, denominada por Gilberto Gil de ;free nordestino;, depois de ouvi-lo, numa ida a Recife, logo depois de retornar do exílio em Londres.

Em Brasília, o grupo vem desde o começo da carreira. Ao retornar à cidade, Marcelo Melo (voz, violão e viola), Dudu Alves (voz e teclado), Roberto Menescal (voz e bateria), Sandro Lins (baixo) Ciano Alves e João Alves (percussão) apresentam o concerto-aula hoje, às 20h, no Teatro da Caixa. Eles têm como convidado especial o ator Sóstenes Vidal. Com produção geral de Ângelo Filizola, o espetáculo conta com a sonorização de Marcílio Moura e coordenação pedagógica de Ana Luiza Alves.


Entrevista// Marcelo Melo


Do que consiste o formato do espetáculo?

São palestras focalizando o ciclo cultural do Nordeste, o natalino, o carnavalesco e o junino, ilustrados pelos diversos gêneros musicais da região.Tudo apresentado com riqueza de informações e de forma didática.


Que ritmos são representativos desse ciclo?

As expressões musicais mais marcantes do ciclo natalino vêm da formação religiosa do nosso povo. É o período das comemorações de Natal e Reis, com autos populares, carregados de muitos cânticos e ritmos em suas jornadas. Temos então para ilustrar o pastoril, os reisados, o cavalo marinho, marujadas e bumba-meu-boi e ciranda. No carnaval, ouve-se e dança-se as variações do frevo, as manifestações do maracatu e dos caboclinhos, as influências e batuque afroindígenas. Em junho se homenageia São José, São João e São Pedro, com tradições mais expressivas vindas do meio rural. Esse ciclo é marcado pelo grande cancioneiro de Luiz Gonzaga, o rei do baião e seus seguidores, poetas, forrozeiros, sanfoneiros, cantadores, responsáveis pela criação do baião, xote, coco, xaxado e o forró pé de serra.

De que forma essas manifestações culturais são apresentadas no palco?

As variantes rítmicas brasileiras, as obras clássicas do nosso cancioneiro são apresentadas de maneira pedagógica e lúdica. O Quinteto Violado, com seus instrumentos e suas vozes, ilustra a palestra do brincante Sóstenes Vidal, o convidado especial, interpretando músicas que marcaram nossa trajetória de mais de 40 anos, como Meu São José, Cavalo Marinho, Mundão, Asa Branca, Xote das meninas, Qui nem jiló, ABC do sertão, Olha pro céu, Fogueira de São João, Frevo mulher, Menino do pirulito, Oh! Bela e Leão do Norte.

Serviço

Quinteto Violado
Concerto-aula com o grupo pernambucano hoje, às 20h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes, professores, funcionários da Caixa Econômica e pessoas da faixa etária acima de 60 anos, além de doadores de um quilo de alimento não perecível). Classificação indicativa livre. Informações: 3206-6456.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação