Publicidade

Correio Braziliense

Morre David Douglas Duncan, fotógrafo de Picasso

Duncan foi um dos grandes expoentes da fotografia no século 20


postado em 08/06/2018 18:00 / atualizado em 08/06/2018 18:04

Duncan e Picasso: uma história de amizade(foto: Reprodução/ElPais)
Duncan e Picasso: uma história de amizade (foto: Reprodução/ElPais)


Morreu nesta sexta-feira (8/6), o fotógrafo norte-americano David Douglas Duncan aos 102 anos, de acordo com o portal espanhol El País. Duncan se destacou como um dos maiores nomes da fotografia mundial do século 20, principalmente, pelo trabalho em retratar a intimidade do artista plástico Pablo Picasso.

Uma das mais famosas fotografias de Duncan retrata Picasso dentro de uma banheira, tomando banho.

A famosa foto na banheira(foto: Duncan/Divulgação)
A famosa foto na banheira (foto: Duncan/Divulgação)
 

Em 2013, em uma exposição de Picasso, o fotógrafo comentou como se deu a amizade com pintor: “Foi em 8 de fevereiro de 1956, ele me recebeu em casa entendendo que eu era amigo de Robert Capa. Jacqueline (esposa de Picasso) me pegou pela mão e me levou até o segundo andar para falar com Picasso, mas encontramos ele dentro da banheira. Ele então me perguntou se eu queria tirar uma foto e essa foi a primeira vez”.

Duncan e Picasso permaneceram amigos durante 17 anos, sendo que realizou mais de 25 mil fotografias do artista plástico. O norte-americano, antes de fotógrafo, era membro da marinha estadunidense.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade