Diversão e Arte

Manu Montenegro lança dois livros em sarau neste sábado (9)

O evento de lançamento dos livros do jornalista também contará com feira, comidas, bebidas e música ao ar livre

Lígia Vieira*
postado em 09/06/2018 09:15

'Boemia suicida' e 'Corda bamba' marcam a estreia de Manu Montenegro como poeta

O jornalista Manu Montenegro lança dois livros na tarde deste sábado em um sarau na praça da quadra 107 Norte. As obras Boemia suicida e Corda bamba marcam a estreia de Montenegro como poeta e lançam também a editora independente AVÁ.

No dia, além da leitura dos versos, haverá uma feirinha da marca agênero Armária; discotecagem sob o comando do DJ Presença; comes e bebes, do restaurante Maestra Vida e da loja de sucos Do Solo. O evento é gratuito e começa, às 16h.

Apesar de os versos terem sido escritos quando Manu era um jovem adulto, somente quis publicá-los agora, depois de participar de um curso ministrado pela agitadora cultural Natália Cristina. Durante a oficina, Manu Montenegro recebeu o apoio que precisava e surgiu a vontade de se auto publicar.

O poeta considera que o processo de produzir uma publicação literária se popularizou, pois, atualmente, é mais fácil ter acesso a ferramentas que auxiliam a montagem de uma edição. Ele também, tem pensa que tentar começar por uma editora comercial levaria mais tempo.

[SAIBAMAIS]Criar as obras de forma independende também fez com que Manu Montenegro atuasse em outras áreas. "O poeta é mais do que o estereótipo do escritor solitário. Hoje em dia, ele tem que ir atrás para ter seus versos lidos", afirma.

Sobre os lançamentos

Como um bom jornalista Manu Montenegro sempre tem a mão um papel e caneta para fazer anotações rápidas e usou esse método para criar os versos de Boemia suicida e Corda bamba. "Os dois livros nasceram na mesma época. Bem quando eu era um jovem adulto, entre os 20 e 35 anos. São poesias que foram escritas em blocos, anotações, guardanapos e que nasciam de uma palavra ou experiência na rua", explica o poeta.

O escritor tem um uma visão sobre a poesiab de que ela não é puramente emoção. Então, ele reescreveu e analisou com cuidado as palavras para transformar as percepções cotidianas nos poemas das obras, que serão lançadas no sábado.

Em Corda bamba, o tema que permeia os poemas é o amor e Montenegro trouxe as reflexões do que ele acha sobre o sentimento. Além disso, o escritor era um frequentador dos bares da Asa Norte e em Boemia suicida o autor fala sobre essas experiências próprias. "O livro não é um diário. Ele mostra um eu-lírico que têm impressões, as quais eu colhi com a minha experiência".

Trecho de Boemia suicida:

Fiquei na rua ontem

até passar a insônia

De manhã

conforme me cobra o dia

levanto.

Passou insônia,

passou com ela a madrugada,

amanhã elas voltam,

amanhã isso sara.

Trecho de Corda bamba:

Versinho bexta

Agorinha passou

uma revoada fazendo o ;vê; do teu nome.

Agora já passou.

Mas também: até saudade passa.

A idade passa,

a lembrança passa,

mete pé, pega o beco, avoa!

E isso não é,

nunca foi nem será

por falta de asa,

viu namorada?

Serviço:

Lançamento de Boemia Suicida e Corda Bamba, de Manu Montenegro

Praça na 107 Norte entre os blocos B e C

Sábado (9), às 16h. Lançamento dos livros e Manu Montenegro, feirinha, discotecagem com DJ Presença, além de comidas e bebidas. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Fichas técnicas:

Boemia Suicida

De Manu Montenegro

AVÁ Editora Artesanal

32 páginas

R$ 20

Corda Bamba

De Manu Montenegro

AVÁ Editora Artesanal

28 páginas

R$ 20

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação