Publicidade

Correio Braziliense

Cine Memorial exibe filmes sobre povos indígenas e meio ambiente

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o Memorial dos Povos Indígenas apresenta produções que mostram o impacto das atividades econômicas em terras tradicionais


postado em 10/06/2018 11:59

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O Memorial dos Povos Indígenas exibe neste domingo, (10/6), o último dia do Cine Memorial, a partir das 19h30, em mais uma ação do Projeto Culturas Vivas. Segundo o curador do evento, Rodrigo Arajeju, o objetivo do evento é expandir a reflexão sobre o meio ambiente a partir da provocação cinematográfica. “Os filmes selecionados contemplam uma contraposição entre as temáticas de gestão ambiental indígena e os impactos de atividades econômicas de grande escala em diferentes terras tradicionais no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará”, comenta. As sessões são gratuitas.

Uma das exibições de hoje é o documentário “Belo Monte: depois da inundação”, dirigido pelo premiado cineasta Todd Southgate e com narração de Marcos Palmeiras, o filme revela a realidade dos impactados pelo empreendimento. O documentário se revelou uma ferramenta importante para a conscientização e a mobilização popular, inclusive sendo premiado com o troféu de júri popular no Festival Cineamazônia, em novembro de 2016. 

Memorial dos Povos Indígenas


Projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas foi construído em 1987, como um museu dedicado à promoção, ao reconhecimento e à valorização do patrimônio cultural dos povos indígenas brasileiros. O prédio foi tombado em âmbito federal e distrital como parte do Conjunto Urbanístico do Plano Piloto de Brasília e das obras de Niemeyer.

Confira a programação de domingo (10/06)


ITO (MT, 2018, 21 min.)
Direção de Takumã Kuikuro.
O filme foi realizado pelo projeto Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado - Projeto Cerrado-Jalapão (http://cerradojalapao.mma.gov.br/mif), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, fruto da cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável - implementada pela Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ) e pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW).
Trailer: https://youtu.be/uCUkUeNclGs 

Belo Monte: depois da inundação (Brasil, 2015, 54 min.)
Direção de Todd Southgate.
O documentário foi produzido por International Rivers, Amazon Watch e Todd Southgate, é narrado pelo ator Marcos Palmeira (http://www.depoisdainundacao.com/).
Trailer: https://vimeo.com/180500655
Site: www.depoisdainundacao.com

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade